Re: [reverbel-sma] Dúvida sobre empacotamento EJB

Sim, o pacote EJB-JAR é para ser colocado ("implantado") no servidor de
aplicações. No lado do cliente você precisa de class files com as
interfaces do seu componente e possivelmente (dependendo do servidor de
aplicações) de class files com stubs para acesso remoto ao componente.

Caso o servidor de aplicações use proxies dinâmicos (em vez de usar
stubs estáticos), apenas as class files com as interfaces do componente
são necessárias no lado cliente. Esse é o caso do JBoss.

Mesmo que o servidor de aplicações trabalhe com stubs estáticos, há
ainda a possibilidade do cliente obter esses stubs dinâmicamente (em
tempo de execução), por download das class files do servidor de
aplicações. Isso evitaria a necessidade de se pré-instalar stubs
estáticos no lado cliente. Por motivos de segurança, entretanto, a
maioria das instalações prefere não explorar essa possibilidade.

Reverbel

Helves Domingues wrote:
Na última aula, foi ensinado o que deveria ter em um pacote .jar para EJB.
(Interfaces, Implementação, descritor de implantação, etc).

Minha dúvida é simples,  este pacote, que contém tudo, me parece que é para
colocar no servidor de aplicação, mas e o pacote para o cliente? O que deve
conter?

Obrigado,

Helves