Duas dúvidas

Olá!

  Estou com duas dúvidas:

(1) Minhas entidades estão sumindo ao derrubar o servidor. Elas não deveriam
ficar persistidas em disco? Será que estou configurando alguma coisa errada no
meu "persistence.xml"? Alguém poderia me passar um persistence.xml para eu dar
uma olhada, ou copiada?

(2) Professor, devemos deixar nossa aplicação super robusta? Isto é, precisamos
tratar todos os tipos de problema? Exemplos: eventual queda do servidor de
aplicações; tentativa de criar um registro com o um id já existente; etc? Ou o
objetivo do EP é realmente apenas exercitar o middleware?

Atenciosamente,
Tiago Motta Jorge <tiagoj@xxxxxxxxxx>