Persistência de dados

Reverbel,

O que podemos utilizar para fazer a persistência de dados? Qualquer tecnologia
que seja do nosso agrado? Ou, para facilitar a correção, vc prefere que
utilizemos alguma coisa em particular?

Vc havia mencionado, se não me engano, o uso direto de JDBC (foi isso?). Mas não
me lembro se isso era uma sugestão ou uma determinação.

Por fim, podemos utilizar a serialização de dados, isto é, fazer a persistência
sem o uso de um BD?

Particluarmente, estou querendo usar o Hibernate com mySql.

Paulo Salem