Re: [reverbel-sod] Livro de Web Services

Olà Rafael,

De fato a biblioteca nÃo tem esse livro. Eu tambÃm ainda nÃo o tenho --
o exemplar que estou usando à emprestado. Para consultÃ-lo, fale comigo
depois da aula ou passe na minha sala.

Caso vocà (ou outra pessoa) esteja procurando um bom livro sobre Web
Services, vou avisar logo: o livro do Alonso et al contÃm uma excelente
apresentaÃÃo dos conceitos e da arquitetura, mas nÃo tem nada sobre a
parte de implementaÃÃo. Esse livro dà uma boa visÃo crÃtica sobre o
assunto, mas ele nÃo ensina a implementar Web Services, nem serve como
referÃncia para consulta por parte do implementador de Web Services.

Ainda estou procurando um bom livro sobre as coisas que um implementador
precisa saber: XML namespaces, XML schema, SOAP, WSDL, etc. Por enquanto
o que me agradou mais foi a parte de Web Services de um livro sobre EJB3
ainda nÃo foi publicado. Tive acesso aos originais do novo livro de EJB3
que vai sair pela O'Reilly e gostei bastante dos dois capÃtulos sobre
Web Services. Acho que a maior qualidade desses dois capÃtulos Ã
apresentar XML/SOAP/WSDL de uma forma sucinta (ou seja, sem excesso de
detalhes) e Ãtil para quem for implementar Web Services. O material de
Web Services no livro de EJB3 tambÃm nÃo serve como referÃncia para
consulta, mas à muito bom como introduÃÃo a Web Services voltada para o
implementador.

Reverbel