[EP1] Manipular estado do Customer

Estou com uma dúvida a respeito de como registrar o alguel de um
exemplar para as entidades Customer.

Na IDL do Customer não consta nenhuma operação para manipular a
MovieCopyList dos exemplares alugados. Como a operação rentTo(...) da
interface MovieCopy recebe uma referência remota para um Customer,
também não posso fazer um downcast para o tipo do servant do customer.
Sem contar que não é boa prática ficar fazendo casts o tempo todo.

Eu pensei em dois workarounds, mas nenhum parece muito legal. Uma
alternativa seria fazer o servant do Customer buscar em algum lugar
conhecido a lista de MovieCopy's alugadas para ele no momento em que
precisasse. Outra maneira seria implementar o método
MovieCopy.rentTo(...) de modo a buscar uma referência local para o
servant concreto do Customer no servidor através do ID dele e chamar
uma operação como CustomerImpl.rent(MovieCopy).

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado;
--
Rafael de F. Ferreira.