RE: Duvidas

Andrei Goldchleger writes:

 > Por que o metodo flush pertence a classe buffer.Nao seria mais logico
 > coloca - lo na classe page....

Mas ele está na classe Page...

 > por que o metodo readblock da classe dbfile retorna um int?????

Oops, isso foi uma distração minha! Ele devia retornar void.

 > Qual e a relacao exata entre as classes?a dbfile se comunica so com a
 > classe page e o usuario????

Todos os acessos a disco devem ser feitos através da classe DBFile.

A classe DBFile não faz chamadas às outras duas classes (Page e
BufferManager). Ela é chamada diretamente pela classe BufferManager e
indiretamente pela classe Page, que funciona como fachada para um
BufferManager. É tambem chamada pelo "usuário" (programas de teste ou
níveis superiores do JBase), para criar um novo DBFile.

 > ps: por acaso ha algum problema com a lista????

Não que eu saiba... Se houver me avisem!

Reverbel