RE: Vector

Andrei Goldchleger writes:
 > Estou com problemas para usar a classe java .util.vector:
 >
 > O que estou fazendo eh o seguinte:
 >
 > dbfilearray = new Vector(0,0);
 > o q me declara um vetor de tamanho 0  e de incremento automatico 0
 >
 > bom, para adicionar um elemento no vetor, eu faco:
 >
 > dbfilearray.addElement(umdbfile)

Certo.

 > e como eu acesso um dbfile ou um campo de dbfile???? eu estava fazendo:
 >
 > dbfilearray.elementAt(posicao).metodos de dbfile....
 >
 > mas isto nao funciona.... como eu devo fazer?????

O problema é que dbfilearray.elementAt(posicao) retorna uma referência
para Object, não uma referência para DBFile. (A classe Vector é genérica!)
Para chamar métodos de DBFile você precisa de um cast para converter a
referência para Object em referência para DBFile:

 DFFile dbFile;
 dbFile = (DBFile) dbfilearray.elementAt(posicao); // downcast!!!
 dbFile.metodo_de_DBFile(...);

Reverbel