RE: essa tal de static reference...

Daniel Cukier writes:
 > Porque o meu ep dá varios erros com a mensagem:
 >
 > cant make a static reference to a nonstatic (method ou variable) in
 > class...

Porque metodos de classe (static) só podem referenciar campos que forem
de classe (static) ou campos de instância (não static) de objetos
particulares.

 > eu tentei solucionar esses erros colocando static em  tudo quanto é
 > lugar, mas sei que isso nao é o mais correto.

Não faça isso! O static significa que o método ou o campo não é de um
objeto particular, mas da classe toda. Um campos que forem de um objeto
particular -- o fileName de um DBFile, por exemplo -- não pode ter
static. Senão você vai guardar um fileName só para todos os DBFiles, o
que está completamente errado!

 > Qual seria a solucao então?
 >
 > Um exemplo real:
 > o método create da classe DBFile é static
 >
 > dentro desse método, eu desejo inserir a linha
 >
 > DBFile.fileName = fileName;
 > DBFile.numberOfBlock = nBlks;
 > .
 > .
 > .
 > isso está certo??

Não está. Tente algo como

 DBFile dbf = new DBFile();
 dbf.fileName = fileName;
 dbf.numberOfBlock = nBlks;

Note que agora o método de classe não está referenciando DBFile.fileName
(que não faz sentido, pois não existe um fileName para a classe toda) e
sim o dbf.fileName (o campo fileName de um particular objeto).

Mudando um pouco de assunto: Em vez de chamar um construtor e logo em
seguida inicializar campos do objeto recém construido, é melhor colocar
a inicialização desses campos dentro do construtor. Em vez das tres
linhas acima, você teria uma linha só:

 DBFile dbf = new DBFile(fileName, nBlks);

Reverbel