Serializacao de objetos novamente....

Quando vou utilizar o metodo writeObject da classe Buffer, devo passar
entre outras coisas um tamanho máximo para o objeto. Qual seria esse
valor, ou melhor, qual seria um bom valor para um objeto da classe
Class? Como posso estimar qual valor devo colocar para outros objetos?
Existe algum operador do tipo do sizeof do C em Java?
É garantido que pro tamanho de página atual eu não vou tentar escrever
alguma instancia da classe Class que seja maior que o buffer ou que não
caiba junto com outros campos pertencentes aquele DBObject, por exemplo,
quando implemento uma classe que implementa a interface DBObject para
serializar os campos do diretorio de paginas (String/Class/Ponteiro para
a pagina) pode acontecer de em nenhuma pagina, mesmo uma vazia, caber um
resgistro desse tipo? Devemos tratar este tipo de coisa por exemplo
tentando "quebrar" o registro em partes e distribuilas em várias páginas
ou simplesmente lançemos uma excessão e no caso não teremos como tratar
este tipo de coisa? Quando eu gravo algum objeto da classe Class, o que
na verdade esta sendo gravado em disco? Seria algum indentificador de
arquivo que indentificasse o .class em disco que representa aquele
objeto?

[]'s

--
Nelson Guedes Paulo Junior