Re: import java.util e class java.lang

Você está fazendo isso na rede Linux, não?

Na rede Linux os comandos 'javac' e 'java' rodam o compilador e o
interpretador do jdk 1.1, que não tem certas classes (Map e HashMap,
por exemplo, que apareceram no jdk 1.2).

Para saber que versão de java você tem rode

   java -version

Duas soluções:

  1) na rede Linux use o comando 'javac2' em vex do 'javac' e
     o 'java2' em vex do 'java'.

  2) diga

        export PATH=/usr/local/lib/jdk1.3/bin:$PATH

     Daí para frente 'javac' e 'java' passarão a ser os comandos "certos".
     Se quiser, coloque esse export no final do seu arquivo .bashrc
     (este é um script que roda sempre que você entra na sua conta da
     rede Linux) que você não precisará mais se preocupar com isso.

Reverbel