CAPOEIRA CEACA/SP - Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira

 

 
1pix.GIF (799 bytes)

Eli Pimenta, aluno do curso de Ciências Sociais da FFLCH, foi formado em capoeira no final da década de 60 pela Associação de Capoeira Cordão de Ouro. Começou como professor de capoeira na USP em 1968 no aquário, uma piscina carinhosamente assim denominada pelos moradores do CRUSP, pois com sua forma circular tinha aproximadamente 12 metros de raio. O local das aulas de capoeira era o vestiário desta piscina, até então desativada após a invasão militar do CRUSP. 
Conheci Mestre Eli e em 1969 comecei a longa caminhada e volta ao mundo da capoeira. Nosso grupo já esteve em vários locais como o CA das Ciências Sociais, da FAU, num galpão nas proximidades da FEA e engenharia civil. Quanto este galpão foi demolido, em janeiro de 1990, demos continuidade ao nosso trabalho na AMORCRUSP - Associação de Moradores do CRUSP. No início essa sede esteve nas Colméias, depois passou para o térreo do Bloco C, na antiga sala 51 e finalmente ocupamos o térreo do Bloco F. 

A história do CRUSP e do CEACA esteve por vários anos ligada e muitos foram os moradores que passaram pela capoeira. Esta dinâmica foi e é  importante tanto para os moradores que a capoeira acompanhou durante o período em que passaram na universidade, quanto foi fundamental para um constante aprimoramento da proposta do CEACA. Como produto deste convívio temos talvez uma das melhores experiências de integração entre moradores, Universidade e comunidade. 
 Sempre participamos das atividades culturais do CRUSP, COSEAS e da USP, divulgando nosso projeto e buscando um maior e melhor convívio. Tivemos ainda várias parcerias com outros Projetos dentro da  USP, como o ?Projeto Minha História? e ?Projeto Avizinhar?, que envolveu aproximadamente 25 crianças da comunidade São Remo, e de projetos externos, entre os quais ?Em torno de Zumbi?, em 1996, na Biblioteca Monteiro Lobato e em 1995 quando ministramos aulas de capoeira na Colorado State University (CSU), EUA e trabalhamos ainda com sete escolas de primeiro e segundo Graus, atingindo 1100 crianças. 
Dentro da proposta de projeto do CEACA , que visa trabalhar a capoeira fundamentalmente em seus aspectos educacional, artístico e cultural, estamos desenvolvendo trabalhos em vários locais tanto no pais quanto no exterior (Porto Rico, França e USA), onde ex-moradores do CRUSP exercem suas atividades ensinado também a Capoeira. 

" Desarme seu espirito, assuma de forma lúdica a capoeira para desenvolver o equilibrio afetivo-emocional e seu enriquecimento cultural.? 
Mestre Alcides de Lima - responsável pelo CEACA 
Prof. de Educação Física - Pedadgogo 

Saiba mais
 

LIP1b.jpg (1944 bytes)