Afro-brasileiros
Associações
Cultura
Entidades
Eventos
Gastronomia
História da Comunidade
Histórias de Vida
Marcos Arquitetônicos
Publicações
Religião
Vestígios

Notícias da Comunidade

Geral

Home Mil Povos
Outras Comunidades

 
Busca
    Afro-brasileiros - Associações


CEACA - Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira


Fone: (011) 3782-4203 (residencial).
e-mail: alcidesde_lima@hotmail.com
Site: www.ceacacapoeira.hpg.com.br

    Em 1988 foi fundado o CEACA (Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira), pelo Mestre Alcides de Lima que se iniciou na capoeira em 1968 com Mestre Eli Pimenta que por sua vez foi  formado em capoeira no final da década de 60 pela Associação de Capoeira Cordão de Ouro.    


     Desde 1990, com o projeto Expresse-se com Consciência: Faça Capoeira,  Mestre Alcide de Lima e Mestre Dorival, tem levado a Capoeira, tanto para escolas quanto difundido a Capoeira por vários locais no brasil e no mundo:
 - Fort Collins, Colorado, EUA, 1995, 1996, 1997 e 1998 (Universidade Estadual do Colorado (CSU)). Esse foi o ponto de partida para a formação de um grupo de capoeira que tem a nossa coordenação até os dias de hoje, em Fort Collins
  - Bordeaux, França, abril de 2000 (Associação Beira Mar de Capoeira - CEACA);
  - Bowie, Maryland, EUA;
  - San Juan, Puerto Rico;
  - Brasil: Paraná, Terra Rica; São Paulo, no Colégio Stella Maris, em Pinheiros, no Lions Club, no Butantã, no Liceu Pasteur e na EMEF Desembargador Amorim Lima, desde abril de 2000 no Projeto Ver para Crer, coordenado pela Prefeitura de São Paulo
 - Ministrar aulas de capoeira na Universidade Estadual do Colorado (CSU), na cidade de Fort Collins, EUA em 1995, 1996, 1997 e 1998. Esse foi o ponto de partida para a formação de um grupo de capoeira que tem a nossa coordenação até os dias de hoje, em Fort Collins.

    A filosofia do grupo CEACA reside na busca da participação e a integração do indivíduo às artes em geral (música, dança, teatro e etc...), com desenvolvimento de suas habilidades e aptidões, tendo como fio condutor deste desenvolvimento, a cultura afro-brasileira e em específico a CAPOEIRA.
    Grande instrumento de promoção da história e cultura brasileira, a Capoeira se mantém muito próxima das danças folclóricas brasileiras (samba, frevo e batuque, entre outras), ligada diretamente à vida sócio-econômica e política do País. Ela é expressão corporal e depende do ritmo de seus instrumentos e de sua música que conta e canta a história de um povo, desde o início do séc. XVI até nossos dias, enriquecida pela cultura do continente mãe (África), que é milenar, como na Grécia e no Egito, com suas respectivas Mitologias.
    Possui extensa variedade de movimentos, executados a partir da ginga, que é considerada a espinha dorsal da Capoeira; é a base fundamental da mesma. O CEACA valoriza a arte da Capoeira, que pode ser trabalhada sob diversos enfoques, como na questão social e no resgate da identidade étnica e conseqüentemente na auto-estima do indivíduo.


Apresentação do CEACA no Fórum Mundial de Educação.

EXPRESSE-SE COM CONSCIÊNCIA
- FAÇA CAPOEIRA -

Este projeto define as linhas de atividade do CEACA  servindo de orientação em todas as atividades desenvolvidas. Possui três atividades principais:

a) Oficinas de Capoeira
 
    Tem como objetivo a integração e participação dos indivíduos às artes em geral, utilizando a Capoeira como método de ensino e aprendizagem. Um ponto diferencial do projeto está na visão artística e social de sua aplicação, como forma de libertação das habilidades e aptidões individuais. Toda e qualquer atividade cultural visará o engrandecimento do indivíduo através da Capoeira, porque, dentro desta visão, esta atividade proporcionará desenvolvimento do raciocínio lógico com muito equilíbrio emocional.

b) Oficinas de Cidadania

    Utilizando-se da riqueza da história da Capoeira e do fato dela aproximar as várias camadas sociais, serão feitas atividades para resgatar o valor e a identidade do povo e da cultura afro-brasileira. Os temas principais serão: a cultura popular, a cultura negra, a discriminação e o preconceito racial e social, a valorização e a discriminação da criança, da mulher e do idoso, além de temas relativos a acontecimentos históricos e a personagens ilustres da história do Brasil e da África.

c) Grupos de Trabalho
   
    São formados grupos de trabalho em atividades diversas relacionadas à Capoeira, abertos a todo tipo de forma de expressão cultural. Por exemplo: grupos de competição, de apresentação, de estudos, de teatro, de danças folclóricas e de pedagogia. Os grupos são criados respeitando a espontaneidade e a vontade dos alunos e são orientados pelos Mestres e Professores.

GELEDÉS - INSTITUTO DA MULHER NEGRA

Praça Carlos Gomes, 67
5o. andar, cj M - Liberdade
Cep: 01501-040 - São Paulo - SP
Telefax: 3101-0497 / 3101-0490
3115-4582 / 3105-7680
www.geledes.com.br
e-mail: geledes@geledes.com.br

Geledé é originalmente, uma sociedade secreta feminina de caráter religioso existente nas sociedades Yorubás, que expressa o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem-estar da comunidade. O culto Geledé visa apaziguar e reverenciar as mães ancestrais para assegurar o equilíbrio do mundo.

As principais representações do culto Geledé são as máscaras rituais que simbolizam o espírito ancestral feminino e seu poder sobre a terra. Os orixás femininos, cultuados no candomblé brasileiro, representam aspectos socializados desse poder, de acordo com a visão de mundo negro/africana, segundo a qual homens e mulheres se equivalem e controlam determinadas forças da natureza. Porém, a continuidade da vida sobre a terra - atributo eminentemente feminino nessa tradição - é reverenciada de modo especial.

O Geledés Instituto da Mulher Negra foi criado em 30 de abril de 1988 como forma de organização política de mulheres negras e tem por missão institucional combater o racismo e o sexismo, valorizar e promover mulheres negras em particular, e a comunidade negra em geral. O instituto trabalha no sentido de dar visibilidade ao problema racial no Brasil, participando de todas as conferências mundiais convocadas pela ONU, para sensibilizar governos e sociedade civil para a discussão do processo crescente de exclusão das populações pobres e discriminadas do mundo. Outro objetivo é impulsionar o debate político sobre a necessidade de adoção de políticas públicas inclusivas para a realização do princípio de igualdade de oportunidades para todos. O Geledés considera o debate sobre a problemática da mulher negra, aspecto fundamental da temática de gênero na sociedade brasileira. A diretoria da entidade é formada exclusivamente por mulheres negras, mas conta com equipes de trabalho mistas em termos de gênero e raça.

Áreas de atuação do Geledés:

SOS Racismo:
Oferece assistência legal gratuita para vítimas de discriminação racial.

Projeto Rappers: Composto por membros do movimento Hip-Hop da cidade, objetiva conscientizar a juventude negra sobre as diversas formas de exclusão social e contribuir para a organização política desse setor da juventude negra.

Promotoras legais populares: Capacitação legal de lideranças comunitárias femininas em direitos humanos e direitos das mulheres, para multiplicar informações nesses temas, instrumentar e fortalecer a busca da cidadania e acesso à justiça.

Projeto Brio - Igualdade de Oportunidade: Cursos profissionalizantes e de cidadania para jovens e adolescentes negros na faixa dos 14 aos 21 anos, por meio de convênios com instituições públicas e privadas de reconhecida excelência na capacitação profissional.

Núcleo de Educação e Formação Política: Cursos para educadores do ensino formal e não formal, de ambos os sexos, visando capacitá-los nas temáticas de gênero, relações raciais, direitos humanos, cidadania e educação.

Projeto Geração XXI: Em parceria com a Fundação BankBoston e com a Fundação Cultural Palmares, visa assegurar, durante nove anos, a vida escolar de um grupo de 21 adolescentes negros - doze meninas e nove meninos - da cidade de São Paulo, do último ano do ensino fundamental até a conclusão da universidade. Oferecendo-lhes condições de aprendizado e desenvolvimento de talentos, acesso a novas linguagens, línguas estrangeiras e à tecnologia por meio de programas de suplementação escolar, cidadania e cultura, comunicação e benefícios diretos (assistência médica e odontológica, custeio dos estudos e de ajuda de custo mensal, para os adolescentes e suas famílias).

Saúde: Programas de formação de mulheres e jovens negros por meio de oficinas de saúde de caráter informativo e de capacitação de profissionais. O Geledés atua na intervenção e formulação de políticas de saúde estatais, investe em pesquisas realizadas pela instituição ou em parceria com ONGs e com a comunidade acadêmica. Desenvolve ainda articulação política com ONGs e movimentos sociais procurando interferir na elaboração e implementação de políticas na área de saúde, para que as necessidades e interesses das mulheres negras sejam contemplados.

Comunicação: Considerando a comunicação como vital para qualquer movimento social, o Geledés desenvolve atividades de monitoramento da mídia nas questões de gênero e raça, oferecendo cursos de capacitação para mulheres negras em novas tecnologias de comunicação, mídia e advocacy e coordena núcleos de mulheres negras e comunicação e a Recon - Rede eletrônica de Comunicação de Mulheres Negras.

Centro de Estudos Jurídicos: Desenvolve estudos sobre a desigualdade racial no acesso à justiça no Brasil e sobre a legislação anti-racista disponível em outros ordenamentos jurídicos para a criminalização efetiva da prática do racismo e o aperfeiçoamento da legislação nacional.

Assistência jurídica e psicológica e social a mulheres em situação de violência: Oferece orientação, acompanhamento legal e suporte psicológico a mulheres em situação de violência doméstica e sexual.


INSTITUTO ERÊ - CENTRO DE ESTÉTICA, BELEZA, MODA E ARTE

Caixa Postal: 4.389
Cep: 01061-970 – São Paulo - SP
Tel: 3808-2213 / 9835-4725
3887-7722, código 1265248
e-mail: institutoere@ig.com.br

Tem por objetivo a valorização da auto-estima. Especializado em crianças e adolescentes, oferece oficinas e cursos ministrados no próprio instituto ou em parceria com outras instituições.

Projeto Arte&Postura: Cursos de postura e técnicas de passarela, vestimenta, maquiagem, tranças e penteados e oficinas de confecção de bonecas de amarração e bolsas de retalhos.

Fashion Brazil: Feira de moda e artesanato

Agência Erê: Empresaria artistas e encaminha jovens afrodescendentes para books, comerciais, desfiles, novelas, recepções e eventos em geral.

Salão de beleza Erê: Especializado em tranças e penteados afros adulto e infantil. Desenvolve projetos junto à Secretaria e Conselho da Comunidade Negra da Prefeitura de São Sebastião, SP; à Associação de Apoio a Meninos e Meninas da Região Sé, São Paulo; à Associação Cristã de Moços de São Paulo - Casa Leide das Neves; à Secretaria de Cultura e Coordenadoria Especial do Negro da Prefeitura do Município de São Paulo e junto à Coordenadoria Especial da Mulher (Projeto Bolsa Trabalho) da Prefeitura do Município de São Paulo.

GRUPO ESPAÇO NEGRO

APNs - Agentes de Pastoral Negros
Rua Visconde de Lançada, 46
Parque Santa Madalena
São Paulo - SP
Cep 03979-010
Telefax: 6103-6371
www.portalafro.com.br
e-mail: espaconegro@bol.com

Surgiu há 17 anos com a proposta de discutir, junto à comunidade local, temas como situação sócio-econômica, saúde da mulher, educação, alternativas de cultura e lazer, drogas, sempre a partir da ótica do negro, e introduzindo observações e questões étnicas nas discussões. Utiliza referências históricas, culturais e religiosas do negro no Brasil e no mundo com o intuito de resgatar valores culturais e a auto-estima. Discute a religiosidade, visto que o grupo nasceu na igreja católica, nas pastorais. Atua na região de Sapopemba (Parque Santa Madalena e Jardim Elba).

Projetos:

Projeto Semente de Esperança - Periferia Gerando Renda:
Investe na capacitação profissional de adolescentes para o mercado de trabalho formal e informal, estimulando a geração de renda individual e coletiva. Visa criar programa de geração de renda cooperativo, e está focado no ensino de técnicas de cabeleireiro afro e em conhecimentos em informática.

Pré-vestibular para negros e carentes:Atende a 55 alunos com o objetivo de contribuir para o ingresso deles no ensino superior.

Oficina de dança afro Grupo Olorum: Voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, com o objetivo de resgatar os valores da cultura afro e a auto-estima.

INSTITUTO DO NEGRO PADRE BATISTA

Rua Venceslau Brás,78,salas 101/104
Praça da Sé - São Paulo – SP
Cep: 01006-000
Tel: 3106-7051
Fax: 3107-8105
www.inpb.com.br
e-mail: padrebatista@uol.com.br

Criado em 20 de novembro de 1987, pelo Padre Batista de Jesus Laurino. Tem por objetivo a análise do perfil do negro na sociedade brasileira. Oferece bolsas de estudo para estudantes afro-brasileiros.

Áreas de atuação:

Assistência jurídica:
Atende a população carente que é vítima de discriminação racial.

Pastoral afro: Trabalha as questões litúrgicas que envolvem as culturas afro-brasileiras.

Departamento de Educação: Grupos de educadores especializados no campo das desigualdades sócio-raciais atuam em atividades do ensino infantil, fundamental, médio e acadêmico.

Biblioteca Sérgia de Sá: Especializada em literatura afro-brasileira nas áreas de religião, sociologia, literatura, antropologia e história africana. Do seu acervo constam catálogos, teses, cartazes e periódicos.


CNAB - CONGRESSO NACIONAL AFRO-BRASILEIRO

www.portalafro.com.br

Entidade não-governamental que atua na constituição de uma comunidade negra consciente e participativa, defendendo os direitos humanos do cidadão e a formação profissional de afrodescendentes.


FALA PRETA! - ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS

Rua Vergueiro, 434, 3ºandar
Aclimação -São Paulo – SP
Cep: 01504-000
Telefax: 3277-4727 / 278-8615
www.portalafro.com.br

Fundada em abril de 1997, visa promover o desenvolvimento humano sustentável, buscando a eliminação de todas as formas de discriminação e violência, especialmente a discriminação étnico-racial e de gênero. Tem como meta fundamental a defesa dos direitos humanos e da cidadania da população negra.

Áreas de atuação:

Saúde(Projeto Salva Vidas):
Formação de jovens multiplicadores de noções de saúde reprodutiva e sexualidade, com ênfase nas doenças sexualmente transmissíveis e na AIDs.

Comunidade(Projeto Construindo nossa Cumplicidade): Resgate da auto-estima, fortalecimento da identidade étnica/racial e o entendimento sobre questões de gênero, sexualidade e saúde reprodutiva das mulheres negras. Organiza grupos de auto-ajuda na periferia.

Articulação política: Fala Preta! está vinculada às redes nacional, latino-americana e mundial de Direitos Reprodutivos e à Rede de mulheres afro-caribenhas e afro-latino-americanas.

Pesquisa e Documentação(Centro de Documentação e Informação): Acervo de documentos na área de saúde, gênero e relações raciais, com o objetivo de promover estudos e pesquisas sobre a saúde e a vida da mulher negra e sobre temas de interesse da população negra.

Projeto Quilombos:Desde 1999, o Fala Preta! vem aplicando o projeto "Sentidos de Saúde e Doença" em comunidades quilombolas de Ivaporanduva/SP e Cajueiro/MA, com o objetivo de prevenir AIDs e doenças sexualmente transmissíveis.


CENTRO CULTURAL AFRICANO

Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 281
Vila Buarque - São Paulo – SP
Cep: 01221-020
Tel: 3337-7757/ 3333-2976/ 3333-3245
www.portalafro.com.br
e-mail: ccafricano@bol.com.br

Idealizado e fundado em 1999 por Adekunle Aderonmu, nigeriano naturalizado brasileiro, tem por objetivo manter vivas as tradições culturais africanas, incrementar o intercâmbio entre Brasil e África, contribuir para a superação das dificuldades de integração social e econômica da raça negra, criar e implementar projetos educacionais, artísticos e culturais, gerar oportunidades de treinamento, formação e desempenho de artistas amadores, difundir a religiosidade dos povos africanos.


QUILOMBHOJE LITERATURA

www.quilombhoje.com.br

Grupo de escritores paulistanos, fundado em 1980 com o objetivo de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura. Produz os Cadernos Negros (poemas e contos), promove rodas de poemas e peças de teatros de autores negros.


SOWETO - ORGANIZAÇÃO NEGRA

Rua Silveira Martins, 131,cj 22
Centro - São Paulo – SP
Cep 01019-000
e-mail: sowetoorganizacao@bol.com.br

Entidade civil fundada em 1991 para atuar na garantia dos direitos da população negra. Desenvolve atividades de articulação e organização política para o fomento da informação, capacitação, assessoria e pesquisa no combate ao racismo.


UNEGRO - UNIÃO DE NEGROS PELA IGUALDADE

www.unegro.saopaulo.net


CEABRA-COLETIVO DE EMPRESÁRIOS AFRO-BRASILEIROS

www.ceabra.com.br

       
Cidadania Serviços Secretarias Ouvidoria Guia de Informações Notícias