next up previous contents
Next: WWW Up: Rede Previous: Rede

Mail (Correio eletrônico)

Provavelmente o recurso que será mais usado com relação a redes será o de correio eletrônico. Este é um método rápido de troca de cartas com pesquisadores de praticamente todo o mundo.

Na verdade, existem vários métodos para enviar e receber mensagens. Se você tiver vontade de usar o emacs, recomendamos fortemente o `vm'. Caso contrário, existe o mailtool, disponível num dos menus do OpenWindows.

O vm apresenta o cabeçalho e o conteúdo da mensagem separadamente, permite que se responda diretamente a quem mandou, sem necessidade de se re-escrever o endereço e o código do destinatário, permite salvar cada mensagem num arquivo diferente, se houver necessidade entre outras coisas e, por fazer parte do emacs, tem todos os recursos do editor de textos presente.

Para trocar correspondência com alguém, tudo o que você precisa saber é qual o endereço eletrônico do destinatário. Este endereço em geral tem a forma

tex2html_wrap832

Seu endereço na rede do IME é

tex2html_wrap834 veja o meu endereço na primeira página deste manual, para um exemplo concreto.

Ainda sobre endereços, existe uma forma de se especificar `apelidos' para os endereços que você usar mais frequentemente. Por exemplo, suponha que o endereço do `Joca' seja `jstol@stupid.machine.name.edu'. Ao invés de digitar este endereço comprido toda vez que enviar uma mensagem para o Joca, você pode opcionalmente digitar `joca', desde que tenha registrado o apelido `joca'. Os registros dos apelidos ficam num arquivo chamado `.mailrc'; se ele não existir no seu diretório, crie-o com um editor de texto. Cada apelido deve ficar numa linha seguindo o modelo:

tex2html_wrap836

Procure mais detalhes na página `Mail' do manual.



Siang Wun Song
Mon Mar 24 13:32:39 EST 1997