next up previous contents
Next: Processos Up: Sistema de arquivos Previous: Sistema de arquivos

Comandos Básicos

Alguns comandos básicos para manipulação de arquivos e diretórios vêm a seguir. Na maior parte deles pode-se especificar um conjunto de arquivos através dos caracteres coringa `*', `?'. O caractere ` *' significa qualquer sequência (vazia ou não) de caracteres, enquanto `?' especifica qualquer caractere. Além destes pode-se indicar um caractere dentro de um subconjunto, colocando o conjunto entre colchetes, como por exemplo [abc] ou [0-9], neste último caso, estamos especificando qualquer dígito.

ls Lista os arquivos no diretório corrente, é similar ao comando `dir /w' do MS-DOS e FILES do CANDE. Você pode fornecer o nome de um outro diretório para ver seu conteúdo, por exemplo ls / listará os arquivos e subdiretórios do diretório principal da máquina (raiz).

ll É uma variação do ls mais parecida com o `dir', apresentando os arquivos com mais informações, como tamanho, data e hora da última modificação, além de apresentar o nome do dono as permissões de acesso. Na verdade ll é um apelido (ou alias) para ls -l. Você pode construir seus próprios aliases, se quiser, veja a página gif.

mkdir Constrói um novo subdiretório. Você só pode criar e remover diretórios dentro de seu diretório pessoal. É recomendável a colocação de arquivos em diretórios diferentes, de acordo com a finalidade, para fins de organização. Este comando é equivalente ao comando `md' do MS-DOS.

rmdir Remove subdiretório. O subdiretório tem que estar vazio para poder ser removido.

rm Remove arquivos. Atenção ao usar este comando, pois ele é irreversível, ao contrário do que contece no MS-DOS!.

cp Copia arquivos, na forma cp <origem> <destino>.

more Mostra um arquivo na tela (de preferência contendo texto), parando após cada página.

Você só pode agir sobre arquivos de outros usuários se tiver acesso liberado por eles. Para alterar a permissão de acesso a arquivos, use o comando `chmod'. Com ele você pode impedir que outras pessoas leiam e/ou escrevam em seus arquivos ou ainda impedir a alteração de um arquivo acidentalmente.

O diretório onde seus arquivos se encontram é chamado de `home'; você pode referenciá-lo através da abreviação ~/. O diretório de outro usuário tem abreviação ~<código do usuário>. Veja o apêndice B.

Outros comandos interessantes : diff, grep.


next up previous contents
Next: Processos Up: Sistema de arquivos Previous: Sistema de arquivos

Siang Wun Song
Mon Mar 24 13:32:39 EST 1997