Projeto Imposturas Intelectuais em Educação Matemática


Há algo de podre no reino da Dinamarca. Ou não há? Quando se pergunta (off the record) a um matemático profissional sobre sua opinião acerca do trabalho acadêmico na área de Educação Matemática, normalmente encontra-se algum ceticismo sobre a qualidade de tal trabalho e, às vezes, até mesmo pode-se encontrar afirmações categóricas de que tal trabalho não é sério. Tais impressões e opiniões muitas vezes não são embasadas por grande conhecimento de causa e dependem freqüentemente de informações fragmentadas, incompletas e de segunda mão. Em alguns casos essas idéias decorrem de uma filosofia pragmática que leva alguns profissionais a considerar irrelevante aquilo que não está diretamente ligado a seu trabalho; esse tipo de filosofia leva alguns matemáticos a (equivocadamente, na minha opinião) qualificar áreas de pesquisa como Fundamentos da Matemática como "assuntos de segunda categoria".

Um dos objetivos do projeto "Imposturas Intelectuais em Educação Matemática" é o de lançar luz sobre a questão da qualidade do trabalho acadêmico na área de Educação Matemática. O trabalho de investigação (ainda em fase inicial) que tenho realizado nos últimos meses levou-me a acreditar que, no que se refere à Educação Matemática, é realmente verdade em muitos casos que o rei está nu!.

Concretamente falando, estou escrevendo um livro intitulado (provisoriamente, ao menos) "Imposturas Intelectuais em Educação Matemática". Uma versão parcial do livro ficará constantemente disponível em formato pdf neste site. Não vou me alongar aqui em explicações sobre os objetivos do livro, já que isso é feito na Introdução (provisória) do mesmo; nessa Introdução podem-se encontrar também respostas a algumas eventuais (e prováveis) críticas das quais esse projeto possa vir a ser alvo.

Disponho-me a colocar links neste site para quaisquer comentários, críticas ou réplicas ao livro ou ao projeto como um todo. Basta que os interessados me informem por e-mail o endereço.

Daniel Victor Tausk


Arquivo pdf da versão atual do livro "Imposturas Intelectuais em Educação Matemática".


Aviso (22/12/2006): não atualizei o livro em dezembro pois estive (e estou) ocupado pesquisando as relações entre algumas "filosofias" estranhas (tipicamente hostis à Ciência, em grau maior ou menor) que são populares em alguns círculos da Educação Matemática brasileira e as "filosofias" estranhas dissecadas pelo biólogo Paul R. Gross (University of Virginia) e pelo matemático Norman Levitt (Rutgers University) no livro Higher Superstition (veja também aqui uma entrevista com Norman Levitt, cortesia do site butterflies and wheels). É provável que atualizações mais subtanciais do meu livro ocorram durante os meses de janeiro e fevereiro. O livro sofrerá alguma reestruturação e terá um capítulo inicial intitulado "Superstições acadêmicas" (minha tentativa de traduzir a expressão "Higher superstition"), onde tentarei explicar o significado de conceitos como relativismo cognitivo e construtivismo social (não confundir com o construtivismo em pedagogia!); a explicação sobre o significado da expressão "obscuridade matemática" (que está agora no capítulo sobre Nílson José Machado) será ampliada e movida para o novo capítulo inicial.


Um pedido de cautela para meus leitores mais entusiasmados: