INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA USP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Regras da Disciplina MAC-0424 "Computadores na Sociedade
e na Empresa"
Prof. Valdemar W. Setzer - www.ime.usp.br/~vwsetzer
Versão de 15/3/12
Horário da disciplina no 1S2012
13h00 - 15h45, sem intervalo; sala B-1
Objetivos
- Mostrar que se pode pensar e encarar conceitualmente o mundo diferentemente
do padrão.
- Ampliar no aluno suas capacidades de observação e de descrição do mundo,
de pensar e de sentir, dando impulsos para ações livres na vida prática,
em especial no campo social, particularmente no profissional.
- Criticar conceitos errados aprendidos, ou chamar a atenção para o fato de
serem meras teorias e não verdades; mostrar outras teorias sobre esses tópicos.
- Criticar a tecnologia (instrumentos e máquinas), em particular os usos do
computador.
- Desenvolver no aluno uma atitude crítica em relação à tecnologia, e em
especial ao computador, levando a um uso de máquinas mais consciente
e responsável.
- Mostrar o que é o ser humano social e a sociedade, e leis que os
regem; aumentar a sociabilidade dos alunos; mostrar como se pode organizar
um meio de trabalho agradável e produtivo.
Presença e intervalo
- Presença obrigatória, devido à natureza das aulas e às regras da
USP (mínimo 70%).
- Se o aluno não tiver o mínimo regulamentar de presença, poderá ser aprovado
se, além dos trabalhos, fizer um resumo e comentários, capítulo por
capítulo, do livro de Joseph Weizenbaum Computer Power and Human
Reason, ou outro livro que for admitido pelo instrutor. ATENÇÃO:
nenhum aluno reprovado por faltas preencheu esse requisito até hoje,
apesar de vários casos de promessas.
- Atrasos que levem à não-assinatura da lista de presença
serão anotados. Posteriormente, a falta será transformada
em presença se os atrasos forem raros, isto é, devido a reais
necessidades e não a relaxamento.
- Intervalo na aula: poderá ser substituído por término mais cedo, dependendo
da escolha dos alunos. Os alunos devem procurar seguir o horário do
intervalo; é muito ruim quando eles ficam pingando atrasados, pois
isso atrapalha a aula. Ficou combinado em 25/2/10 que não haverá
intervalo neste 1S2010.
Nota final
- Subjetiva, baseada em
- Participação e interesse nas aulas.
- One-minute papers (feitos rapidamente no fim de cada aula, respondendo
às seguintes questões: 1. O que aprendi de mais importante nesta aula? 2.
Qual a maior dúvida que ficou? 3. Com que colegas da classe discuti a última
aula? (Esse último item tem a intenção de promover
a interação social dos alunos e o debate sobre os tópicos
abordados, em geral polêmicos.)
- Contribuições (textos relevantes que encontrar e entregar com comentários).
- Trabalhos (qualidade ver próx. item e cumprimento
do prazo).
- Relatórios de atividades culturais (em 2010, concerto de música erudita,
teatro, e visita a um museus) das quais participou, seguindo o mesmo esquema
dos trabalhos (v. próx. item), mas mais sucintos. Atenção:
serão aceitos relatórios adicionais, certamente aumentando
a nota final!
- O aluno que ficar devendo algum trabalho e tiver a presença mínima
obrigatória, terá nota final 4,5. Como essa disciplina é
dada no primeiro semestre do ano letivo, ele terá prazo até
31/8 do semestre seguinte para concluir os trabalhos faltantes e os trabalhos
extras (ver próx. item) devidos aos atrasos.
- Os alunos têm até o dia 31/8 seguinte
ao término da disciplina para entregar os trabalhos atrasados
e os extras. Não serão aceitos trabalhos depois dessa data (uma
atitude antipática e autoritária, mas que se mostrou muito útil
para incentivar os alunos a completarem os requisitos e serem aprovadas).
- Notas dadas depois do prazo para recuperação serão
retificadas. Em qualquer caso, os alunos devem,
logo depois do semestre concluído, ou depois de ter nota retificada,
.
Já houve inúmeros dissabores com alunos que, somente perto da
formatura, verificaram que havia algum problema com a nota desta disciplina
o último caso, desagradabilíssimo, ocorreu no 2o. semestre
de 2005; tinha havido um erro de interpretação do formulário
de retificação de notas, o aluno não tinha mais seus
trabalhos, etc. De qualquer modo, seria bom que os alunos guardassem a pastinha
com os seus trabalhos (ver abaixo) até confirmação de
sua nota final (espera-se que a disciplina tenha sido interessante e útil,
levando o aluno a guardar sua pastinha para revê-la de vez em quando).
Trabalhos
Serão feitos cerca de 6 trabalhos, consistindo de:
- Resumo objetivo (isto é, sem opiniões pessoais) e estruturado de um texto,
sob a forma 1., 1.1, 1.2, 1.2.1, etc., com no máximo 2 linhas para
cada item. ATENÇÃO: não devem ser usadas as palavras
do texto original, a não ser em algumas poucas citações.
O aluno deve redigir o resumo com suas próprias palavras.
- Comentários (no mínimo uma página), salientando o que achou de mais importante,
pontos com os quais não concorda e por que, comparação com outros textos (citar)
ou conhecimento pessoal, como o texto poderia ser ampliado, etc., sempre
que couber, referindo-se aos itens do resumo (devem ser usados os números
dos itens para a referência). Se houver referência a algo do artigo
que não está no resumo, este está incompleto! ATENÇÃO:
esta parte é ,
pois contém a contribuição original do aluno e, em geral, tem sido bem fraca.
- Se o trabalho for feito a lápis, calcá-lo bem para que
as letras saiam fortes e legíveis. Sugestão: usar um lápis
de ponta mole, como o 2B.
- ATRASO. Se um aluno entregar um trabalho depois do prazo fixado (em geral
2 semanas para cada trabalho), deve fazer um trabalho extra dentre
os indicados ou outro proposto pelo aluno e aprovado previamente pelo
professor. Esta regra, reconhecidamente antipática, tem a intenção
de incentivar os alunos a fazerem os trabalhos no prazo, pois a prática
de mais de 35 anos de dar essa disciplina mostrou que alunos que começam
a atrasar os trabalhos em geral nunca acabam por fazê-los. Repetindo:
para cada atraso, um novo trabalho extra.
Pastinhas
- Os trabalhos, one-minute papers e relatórios de atividades culturais
assistidas, todos comentados pelo instrutor, são colocados em uma pastinha
para cada aluno, que a receberá no fim do curso e poderá assim ver o progresso
de sua visão de mundo e de suas idéias, bem como ter uma lembrança de toda
a disciplina.
Acione aqui para a página de informações
aos alunos, incluindo a lista de trabalhos.
Acione aqui para a descrição
da disciplina.