TÍTULOS/[LINKS]
|
INSERIDO EM
|
ATUALIZA-
DO EM
|
SEÇÃO DE PALESTRAS TÉCNICAS E EDUCACIONAIS
|
O
necessário equilíbrio entre atividades físicas, intelectuais,
artísticas e sociais [resumo,
avaliações
de participantes] |
19/5/23
|
|
O programa
Embaixadores da Matemática do Instituto de Matemática
e Estatística da USP - 4º Congresso de Extensão e Cultura
da UNICAMP |
30/10/22
|
|
Os surpreendentes conceitos de infinito
na geometria, nos conjuntos de números e na física [resumo,
avaliações
de participantes] |
4/3/20
|
30/9/21
|
Sistemas
numéricos. Por que os computadores usam os sistemas binário e hexadecimal?
[resumo,
avaliações
de participantes] |
8/11/18
|
27/3/19
|
O
computador a papel e os princípios básicos do funcionamento de um computador
[resumo,
artigo,
artigo,
artigo,
avaliações
de participantes] |
15/5/18
|
29/8/19
|
Historia
da computação |
27/3/07
|
|
Computação
moderna |
27/3/07
|
|
I.A.:
Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem
pensar e sentir? [resumo,
artigo]
Nova
versão, menor mas atualizada, avaliações
"Inteligência"
artificial e "aprendizado" de máquina [artigo]
|
|
|
Qual
é a essência dos computadores? [resumo]
Novo título:
A Máquina de Turing e o que
os computadores podem e não podem fazer; Resumo,
avaliações
de participantes, palestra
resumida
|
|
|
Algoritmos e sua análise: uma introdução
à ciência da computação [artigo];
ver também a complementação desta palestra,
quando é dada para alunos do 3o. ano do ensino médio, sobre Bacharelados
em Ciência da Computação [resumo,
avaliações
de participantes] |
24/9/09
|
10/10/18
|
Gerenciamento
de competências: conceitos e sistemas [artigo]
|
10/5/10
|
|
Profissões da computação
(minipalestra de 15 min) |
20/8/10
|
|
Problemas educacionais
da atualidade e como resolvê-los |
17/11/10
|
27/1/15
|
A missão da tecnologia [artigo] |
28/5/14
|
|
A modelagem conceitual de
dados como ferramenta básica para a análise de sistemas [resumo,
avaliações] |
3/10/17
|
8/10/17
|
Roteiro e ilustrações da palestra/aula A
sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas
ocorrências na natureza [resumo
, avaliações,
livro A matemática pode ser interessante -- e linda! (ver
em minha home page)]
Ver somente as ilustrações
usadas na palestra/aula
|
16/5/15
|
22/8/19
8/11/19
|
Dado, informação, conhecimento e competência
ou
Gerenciamento de competências: conceitos e sistemas
[artigo].
Ver a apresentação em inglês [paper
in English].
|
9/8/15
|
30/9/19
|
SEÇÃO DE IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS
|
Os meios eletrônicos e a educação:
uma síntese de problemas e recomendações [artigo,
avaliações]
Os
meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola,
e a Pedagogia Waldorf: uma síntese de problemas e soluções
|
14/8/19
|
4/8/21
11/8/21
|
Jogos eletrônicos: origem,
características e impactos em crianças e adolescentes. O que fazer? |
23/10/18
|
25/10/18
|
Crítica
ao projeto "Um computador por aluno" [artigo]
|
29/5/07
|
28/12/08
|
Como
proteger seus filhos e alunos da Internet? [artigo,
resumo] |
2/6/08
|
28/5/10
|
O
impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes: TV, jogo eletrônico
e computador/Internet; título alternativo: Meios eletrônicos e educação,
no lar e na escola: nova vida ou destruição? [resumo,
artigo,
artigo
mais completo]
|
28/9/08
|
2/3/12
|
A
TV anti-educativa [artigo, resumo] |
15/10/08
|
20/10/08
|
A
critical view of the "One laptop per child" project [presented at
the 9th IFIP WCCE -- World Conference on Computers in Education] [full
paper]
|
24/7/09
|
|
Mundo virtual – diversao
ou obsessão?
|
3/10/09
|
|
Un análisis
antroposófico del impacto de los medios electrónicos en el desarrollo de
la humanidad |
21/7/11
|
|
El impacto de los medios
electrónicos en la educación, ¿qué hacer en el hogar y en la escuela? |
22/7/11
|
|
O que a Internet está fazendo
com nossas mentes? [artigo,
texto desta apresentação em .doc, resumo
da palestra, resumo compacto do livro
The Shallows de N. Carr, vídeo
com a transmissão pela IPTV-USP da palestra dada em 18/10/11] |
18/10/11
|
4/3/12
|
O que a Internet está fazendo
comigo? [resumo da apresentação anterior] |
9/10/13
|
14/10/14
|
Os meios eletrônicos
e a educação, no lar e na escola: contras [usada no debate na Livraria
Cultura, Conj, Nacional, São Paulo, em 1/7/13] |
1/7/13
|
|
Como a sociedade percebe os
jogos? Por que você deveria se preocupar com isso? ([apresentação de
15 min usada no 12º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital] |
15/10/13
|
|
Meios digitais na educação,
no lar e na escola: problemas e propostas [título alternativo: Os meios
eletrônicos, no lar e na escola: o que fazer?] |
31/10/13
|
|
A influência dos jogos
eletrônicos e das redes sociais na formação da criança e do adolescente:
por que você deveria preocupar-se com isso? |
5/11/13
|
|
A interferência dos meios eletrônicos nos
hábitos de crianças, adolescentes e adultos
|
25/1/14
|
|
Os impactos do uso
das tecnologias de informação e comunicação na convivência familiar
|
10/5/15
|
21/5/15
|
O impacto dos meios eletrônicos
em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho.
O que fazer? [artigo,
resumo,
avaliação de participantes]
Título alternativo: O impacto dos meios eletrônios na educaçao, no lar
e na escola. O que fazer?
|
|
|
O impacto dos meios
eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf. O que
fazer? (resumo,
artigo,
avaliações
de participantes) |
20/10/17 |
26/10/18
|
O impacto dos meios eletrônicos
(TV, video game, computador, celular e internet) no desenvolvimento
dos bebês e das crianças
Mais compacto, 30 min: A Internet
e seus desdobramentos (crianças e adolescentes)
|
7/11/16
29/10/17
|
5/10/17
|
Quais os riscos
para nossas crianças e adolescentes trazidos pelas mídias eletrônicas?
|
5/6/18
|
|
SEÇÃO DE ESPIRITUALIDADE E ANTROPOSOFIA
|
Algo
sobre o livro The God Delusion (Deus, um delírio) de
Richard Dawkins |
1/5/24
|
|
As
consequências do materialismo também por bit.ly/setzer-apres-conseqs
[resumo,
avaliação
de participantes] |
19/5/23
|
|
As
forças adversas ao desenvolvimento da humanidade e o caminho do meio,
também por bit.ly/3G5KOwl (artigo) |
30/3/23
|
|
A
quadrimembração do ser humano e os grandes reinos da natureza
[artigo (fim da
2ª parte e a 3ª
parte)].
|
24/9/22
|
|
Conceito,
cérebro e livre arbítrio |
31/7/22
|
|
Mikhael
e a queda do pensamento na matéria [avaliações
de participantes]
A
queda do pensamento cósmicono ser humano e as quedasdo pensamento
humano na matéria;Mikhael e a tecnologia [avaliações
de participantes]
|
|
|
Corpo,
alma e espírito: como compreender essa trimembração
do ser humano [resumo,
artigo] |
28/2/21
|
|
Fundamentos
da antroposofia: a constituição humana [resumo,
artigo, avaliações
de participantes] |
16/2/21
|
18/2/21
|
Uma
introdução simples ao livro A Filosofia da Liberdadede Rudolf Steiner
[resumo,
avaliações
de participantes] |
20/9/18
|
3/6/20
|
A
organização social antroposófica e sua aplicação individual [resumo,
avaliações
de participantes, áudio
da palestra de 30/11/18 e cópia
neste site (acompanhar com a apresentação)] |
4/6/08
|
17/9/21
|
Ciência,
religião e espiritualidade [resumo,
artigo]
Ciência,
religião, espiritualidade e saúde
|
|
|
Um
enfoque antroposófico sobre a origem e a solução dos problemas ecológicos |
28/9/08
|
8/10/08
|
Concentração mental e meditação:
um caminho para o autodesenvolvimento espiritual [resumo,
avaliações
de participantes, gravação
da oficina de 2/9/16]
Título alternativo (só a 1ª parte): Como desenvolver
a concentração mental -- uma necessidade premente
|
15/5/16
|
24/3/22
|
Antroposofia: uma concepção
espiritualista moderna e suas aplicações [artigo,
bem diferente] |
24/4/14
|
25/10/18
|
Liberdade, igualdade, fraternidade:
passado, presente, futuro [resumo,
artigo,
avaliações
de participantes] |
18/5/14
|
18/2/21
|
¿Como puede
el espíritu actuar sobre la materia? [capítulo
de artículo en portugués] |
17/7/11
|
|
Ciencia, religión
y espiritualidad [resumen,
artículo
en portugués, presentación reducida] |
21/7/11
|
5/9/12
|
O pensar vivo, e como autoeducá-lo
e educá-lo |
20/10/14
|
27/1/15
|
As atitudes anímicas do livro
“O conhecimento dos mundos superiores” de Rudolf Steiner e o
autodesenvolvimento |
28/1/15
|
|
Alguns aspectos da cristologia à luz da Antroposofia |
30/3/17
|
|
Leis
sociais: obrigação ou consciência? |
2/6/08
|
8/10/08
|
A Antroposofia nos
meios acadêmicos |
7/8/19
|
|