VALDEMAR SETZER - LISTA DE PALESTRAS
www.ime.usp.br/~vwsetzer
(Versão de 10/2/18)
Ver também lista de apresentações em ppt e
lista de palestras dadas e programadas
Acione os vínculos marcados com "artigo", "resumo"
e "avaliações de participantes" para desviar para
os textos correspondentes e "apresentação" para
fazer dowload da apresentação em MS Power Point.
1. Técnicas
1.1 O Modelo Relacional de Dados: Problemas e Soluções
1.2 Valores vazios no Modelo Relacional de Dados
1.3 Um algoritmo de controle de concorrência e compactação de B-árvores
1.4 Geradores de aplicações
1.5 A modelagem conceitual de dados como ferramenta básica para
a análise de sistema (resumo,
apresentação,
avaliações
de participantes)
1.6 Métodos de "hashing" extensível
1.7 Conceitos básicos de teoria e construção de compiladores (resumo)
1.8 Bancos de dados relacionais não-normalizados: o futuro já chegou (resumo)
1.9 Gerenciamento de competências: conceitos e sistemas (artigo,
apresentação)
1.10 O gerador de analisadores sintáticos GGLL para gramáticas
gráficas LL(1)
2. Filosóficas sobre computação e meios eletrônicos
2.1 A miséria da computação (artigo)
2.2 Influências psicológicas do computador (resumo)
2.3 Um antídoto contra o pensamento computacional (artigo)
2.4 Computadores e arte (artigo)
2.5 Dado, informação, conhecimento e competência (artigo)
2.6 Um sistema para gestão de competências (artigo)
2.7 I.A. - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada? Máquinas
podem pensar e ter sentimentos? (resumo,
artigo, apresentação
reduzida)
2.8 Alan Turing: um precursor científico, técnico e social
(artigo)
2.9 Qual é a essência dos computadores? (resumo,
apresentação)
2.10 Mundo virtual diversao ou obsessão? (apresentação)
2.11 Os limites e os perigos da assim chamada "Inteligência
Artificial" (resumo)
3. Filosóficas gerais
3.1 A missão da tecnologia (apresentação,
artigo)
3.2 As máquinas não pensam
3.3 Por que sou espiritualista (artigo)
3.4 A Teoria das Cores de Goethe, seu método científico e a ciência moderna
(resumo)
3.5 Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro
(apresentação,
artigo)
3.6 Considerações sobre Hitler (resumo)
3.7 Einstein e a religião: exemplo de um conflito e como se pode superá-lo
(resumo)
3.8 A organização social antroposófica aplicada individualmente
(resumo, apresentação)
3.9 Leis sociais: obrigação ou consciência? (resumo,
apresentação)
3.10 Ciência, religião e espiritualidade (resumo,
artigo)
3.11 Ciência, religião, espiritualidade e saúde (apresentação)
3.12 Como o espírito pode atuar sobre a matéria? (capítulo
de artigo, apresentação
em espanhol)
3.13 O pensar vivo, e como autoeducá-lo e educá-lo (apresentação)
4. Educacionais
4.1 A obsolescência do ensino (artigo)
4.2 O necessário equilíbrio entre atividades científicas, artísticas e
sociais (para estudantes de último ano do curso médio, e os de curso superior
de computação ou ciências extas; resumo)
4.3 A Pedagogia Waldorf - conceitos e práticas de uma educação mais humana
(resumo)
4.4 Algoritmos e sua análise: uma introdução à ciência
da computação [para estudantes do último ano do colegial
em diante ou público em geral com esse conhecimento] (artigo),
apresentação)
4.5 História da computação (workshop de no
mínimo 6 horas e duas atividades práticas; resumo;
apresentações em Power Point: primeira
parte; segunda
parte)
4.6 O processo cognitivo e sua aplicação na educação
(apresentação e discussão do cap. 9 de O Estudo
Geral do Homem, de Rudolf Steiner).
4.7 Problemas educacionais da atualidade e como resolvê-los (apresentação)
4.8 A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral
áureas, suas ocorrências na natureza e aplicações
[aula para alunos a partir do ensino médio que já tiveram
equações do 2º grau, e para alunos de licenciatura
e professores de matemática demonstrando como se pode entusiasmar
os alunos pela matemática] (resumo,
apresentação
das ilustrações),
avaliações
de participantes)
4.9 A implicação do uso das novas tecnologias no ensino
e na aprendizagem
4.10 A Máquina de Turing e o que os computadores
podem e não podem fazer. Título alternativo: A Máquina
de Turing e a essência dos computadores (resumo,
apresentação,
avaliações
de participantes)
4.11 O Computador a Papel e os princípios básicos do funcionamento
lógico de um computador (resumo,
artigo
, apresentação, avaliações
de participantes)
4.12 Sistemas numéricos. Por que os computadores usam os sistemas
binário e hexadecimal? (resumo,
avaliações
de participantes)
4.13 As surpreendentes noções de infinito na geometria,
nos conjuntos de números e na física (resumo)
5. Meios eletrônicos em geral e sua aplicação
na educação
5.1 TV: prós e contras. O que fazer? (resumo)
5.2 A TV anti-educativa (artigo,
resumo,
apresentação)5.2
TV e violência: um casamento perfeito (resumo,
artigo)
5.3 A televisão e a educação, no lar e na escola
(resumo)
5.4 Meios eletrônicos e violência (apresentação,
artigo
só sobre TV e violência, capítulo
de artigo)
5.5 Os meios eletrônicos e a educação: TV, videogame e computador [título
alternativo: Os impactos dos meios eletrônicos na educação;
o que fazer, em casa e na escola?] (resumo,
artigo)
5.6 O impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes:
TV, jogo eletrônico e computador/Internet [título alternativo:
Meios eletrônicos e educação, no lar e na escola:
nova vida ou destruição?] (resumo,
artigo,
artigo
mais completo, apresentação)
5.7 Meios digitais na educação, no lar e na escola: problemas
e propostas [títulos alternativos: Os meios eletrônicos,
no lar e na escola: o que fazer?; O impacto dos meios eletrônicos
em crianças, adolescentes e adultos; o que fazer, no lar e na escola?]
(apresentação)
5.8 Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na
escola: contras (apresentação)
5.9 A interferência dos meios eletrônicos nos hábitos
de crianças, adolescentes e adultos (apresentação)
5.10 Computadores na educação: por que, quando e como (artigo)
5.11 Os computadores já chegaram. E agora? (resumo)
5.12 O que a TV, o video game e a Internet estão fazendo comigo,
meus filhos e alunos? O que fazer? (resumo,
artigo,
artigo,
apresentação)
5.13 Os meios eletrônicos
e a violência (artigo
, apresentação)
5.14 Educação e Internet (resumo)
5.15 Considerações sobre projeto "Um laptop
(ou tablet) por criança" (artigo)
5.16 Como proteger seus filhos e alunos da Internet (artigo)
5.17 A influência dos jogos eletrônicos e das redes sociais
na formação da criança e do adolescente: por que
é necessário preocupar-se com isso? (apresentação
5.18 O que a Internet está fazendo com nossas mentes? (artigo,
resumo,
apresentação,
vídeo
com a transmissão pela IPTV-USP da palestra dada em 18/10/11]
5.19 Como a sociedade percebe os jogos eletrônicos? Por que é
necessário preocupar-se com isso? (apresentação)
5.20 O impacto dos meios eletrônicos na educação,
no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf. O que fazer? (resumo,
artigo,
artigo,
avaliação
de participantes, apresentação)
5.21 O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes
e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer? (resumo,
artigo,
artigo,
apresentação,
avaliações
de participantes)
5.22 Jogos eletrônicos: origem, características e impactos
em crianças e adolescentes. O que fazer? (resumo,
apresentação)
6. Espiritualidade e Antroposofia (aqui apenas palestras para
um público geral)
6.1 Uma análise antroposófica dos meios eletrônicos
na educação (apresentação
em espanhol)
6.2 Um enfoque antroposófico sobre a origem e a solução dos problemas
ecológicos (apresentação
6.3 O processo cognitivo e sua aplicação na educação
(apresentação e discussão do cap. 9 de O Estudo
Geral do Homem, de Rudolf Steiner).
6.4 A Pedagogia Waldorf - conceitos e práticas de uma educação mais humana
(resumo)
6.5 O que é a Antroposofia? [título alternativo: Antroposofia:
uma concepção espiritualista moderna e suas aplicações]
(apresentação,
artigo
bem diferente, avaliações
de participantes)
6.6 Exercícios e disposições anímicas recomendados
no livro de Rudolf Steiner Como se adquirem conhecimentos dos mundos
superiores? (artigo)
6.7 O pensar vivo, e como autoeducá-lo e educá-lo (apresentação)
6.8 Concentração mental e meditação: um caminho
para o autodesenvolvimento espiritual (resumo,
apresentação,
avaliações
de participantes)
6.9 Uma introdução simples ao livro A Filosofia da Liberdade
de Rudolf Steiner (resumo,
apresentação,
avaliações
de participantes)
7. Relatos de viagens
Israel: imagens de uma viagem (16-30/12/18) e sua sitaução
econômica e política (resumo,
apresentação
em pdf, avaliações
de participantes)
Acione aqui para uma lista com palestras,
entrevistas e cursos públicos programados e lista dos realizados
desde 8/99.
Acione aqui para a lista de palestras em
inglês (página desatualizada)
|