MAU-MAU HOWTO by Wagner Bruna - wbruna@ime.usp.br Versao 1.0 beta - copyright (c) 1999 Ave, povo!! Eu prometi duzentas vezes, empurrei com a barriga, mas finalmente criei coragem para imortalizar em caracteres ASCII nao acentuados o jogo mais popular do IME! Alguns esclarecimentos Caso vc tenha recebido este texto de terceiros, quartos, quintos, sextos ou sabados, se nao sabe o significado de expressoes como "Mau-Mau", "IME", "ASCII" ou "Ligue dja!", se nao sabe como esse texto foi parar na sua frente ou quem e o presidente da Birmania, aqui vao algumas explicacoes: O Mau Mau original e um jogo de cartas, inventado sabe-se la onde por sabe-se la quem. Nem sei se esse e o nome original, mas esse texto refere-se especificamente ao Mau Mau Imesco (TM) e a seus variantes. Caso voce esteja se perguntando "Mas que diabos e o IME??", pode continuar se perguntando que eu nao me importo. Ingredientes * Uma ou mais mesas de plastico quebradas (uma velha mesinha de televisao tambem serve); * Dois baralhos (com nao mais que 80 por cento de cartas marcadas), incluindo os coringas. O mais comum e jogar com quatro baralhos; nunca tentei com apenas um. * Quatro jogadores, de preferencia Alunos do IME (TM). Pode ser jogado apenas com tres; algumas cartas ganham efeitos inesperados, e as taticas mudam bastante. Nao tente jogar so com dois... O numero maximo recomendado e seis jogadores; existe uma comissao trabalhando em um upgrade das regras para tornar finita a duracao da partida em caso de sete ou mais jogadores; * Cadeiras de plastico, mesinhas, sofas, carteiras, ou qualquer outro objeto sentavel, de preferencia em numero igual ao numero de jogadores; Regras Basicas Os jogadores devem se dispor ao redor da mesa. Cada um comeca com nove cartas, e as restantes ficam em uma pilha no centro da mesa (se sua mesa tiver centro). O sistema de jogo e por rodadas, ou seja, um jogador joga uma carta, o seguinte joga uma, e assim por diante (duh). Por definicao, a rodada comeca em sentido horario (tipo, se vc jogou agora, o proximo esta a sua esquerda). O objetivo oficial e ficar sem cartas. Ao jogar uma carta, voce deve seguir o naipe ou o valor da carta anterior. Por exemplo, se o jogador anterior jogou um seis de copas, voce deve jogar uma carta de copas ou qualquer seis. Caso voce nao tenha nem seis nem copas, deve comprar mais cartas ate poder jogar. Existem excecoes: veja abaixo a descricao completa dos efeitos especiais de cada carta. Ao jogar sua penultima carta, voce deve informar ao resto da mesa que voce esta para bater, dizendo "Mau-mau!". Se voce nao disser ate o proximo jogar, deve comprar tres cartas. Mas voce nao e obrigado a dizer sempre quantas cartas tem. Caso a pilha central termine, deve ser reembaralhada, e o jogo continua ate que alguem bata. Efeito das cartas Abaixo estao descritos os efeitos especiais de cada carta. Caso alguma carta nao seja mencionada (por exemplo, 3 de espadas ou 10 de copas), ela so serve pra fazer volume... As Jogue outra vez, normalmente. Sim, voce pode jogar um monte de as de uma so vez; mas a sequencia deve fechar com uma carta diferente (a nao ser que voce bata assim). 2 Pode ser usado para se defender de uma carta hostil: um 9 ou 10 (o dois do mesmo naipe), um coringa (qualquer naipe), ou uma sequencia de 6 ou 7. Nao pode defender um rei ou um quatro de espadas. Nem (hehe) uma dama... Obs: ver regras sobre o sete. 3 de copas ou de ouros Troque de lugar com o anterior. A rodada continua normalmente. Importante: qualquer pessoa que esteja comendo e imune a essa carta. 4 de espadas Todo mundo na mesa (menos vc, neh??) compra uma carta. Sem direito a defesa. 5 Inverte o sentido da mesa. Mas sem deixar cair nada, hein? 6 Tres seis consecutivos fazem o proximo comprar 6 cartas; ao contrario do sete, o proximo nao e obrigado a jogar seis, e nao e cumulativo. 7 O proximo deve jogar um 7, ou comprar 3 cartas. Dai, o seguinte deve jogar um sete, ou comprar 6 cartas. E assim por diante... Para evitar uma certa polemica com o uso do dois para defender uma sequencia de setes, recomendo que o dois mate essa sequencia (obviamente, sem que a vitima compre...). 8 Voce deve tirar uma carta do proximo jogador, e joga-la como se fosse sua; ela tera seu efeito normal. Traducao: se vc tirar um nove, ele compra mais uma; se vc tirar um oito, deve tirar mais uma carta dele. Util para estourar a municao do proximo... ou para faze-lo bater. 9 O proximo compra uma carta; pode ser defendido por um dois do mesmo naipe. 10 de paus Uma das cartas mais temidas: o proximo compra cinco cartas. Pode ser defendido pelo dois de paus. Valete Pode ser colocado sobre qualquer carta. Ao jogar, voce escolhe um naipe; o proximo so pode jogar uma carta desse naipe. Nao, coringa nao pode. Dama Pula o proximo jogador. Nao se pode jogar uma dama sobre outra. Rei Faz o anterior comprar uma carta, sem direito a defesa. Coringa Pode ser colocado sobre qualquer carta. O proximo jogador deve comprar quatro cartas, a nao ser que se defenda (com qualquer dois). Rebote: se essas quatro cartas tiverem o mesmo valor, o mesmo naipe, ou forem de quatro naipes diferentes (coringa nao tem naipe...), quem jogou o coringa em voce compra cinco cartas. Este tem o direito de conferir se o rebote e legitimo (ie, olhar as quatro cartas). Blefes e Penalidades Voce nao e obrigado a gastar suas cartas; se vc quiser segurar ou colecionar alguma carta, tudo bem. E permitido blefar, por exemplo comprando cartas a mais para ter um bom suprimento de cada naipe. Mas lembre-se: seu objetivo e ficar sem cartas, e nao ficar com o bolo na mao! Voce deve ter percebido que uma das maiores preocupacoes de qualquer jogador e evitar que os outros batam, ja que a maioria das cartas de efeito nao beneficiam diretamente quem joga. Assim, e preciso evitar que todos mostrem as cartas, para evitar a formacao de complos. Um bom metodo e comprar tres cartas para cada carta mostrada. Dicas e Truques Para os iniciantes nesse diplomatico esporte, que prega a amizade entre os povos, aqui vao algumas das taticas, truques e sacanagens mais manjadas: * Colecionar ases: se voce juntar muitos ases, pode chegar a bater com varias cartas de uma vez, e pegar a mesa de surpresa (so pra rimar); * Colecionar 8: se vc so tem oito na mao, e alguem te joga um 8, vc bateu!! Evidentemente, segurar todos os oitos do jogo demonstra algum tipo de perturbacao; * Pedir um naipe que voce nao tem: vc pode jogar um valete, e pedir um naipe que voce nao tem ou tem muito pouco. Parece meio estupido, mas evita que voce seja o unico sem esse naipe; * Pedir um naipe que o proximo nao tem: isso e extremamente cruel. Houve casos em que alguem comprou mais de vinte cartas de uma vez; * Parar de comprar na segunda carta: bom para se defender da tatica acima. Voce continua comprando depois da primeira carta do naipe fatidico, e joga a segunda que sair; Modalidades De vez em quando e bom variar um pouquinho.... Mini-Mau: regras opcionais para diminuir a duracao da partida. Por exemplo, pode-se estipular um numero maximo de viradas de bolo, ou limitar o numero de cartas de uma rodada de sete; Jogo aberto: joga-se normalmente, mas mostrando todas as cartas. ROM (Read Only Mau-Mau): nao e permitido dizer nada (nem mesmo Mau-Mau!) durante a partida; qualquer comunicacao deve ser por meio de gestos. Frases Eu reuni aqui algumas das perolas que brotaram ou costumam brotar em alguns jogos; se vcs souberem (ou disserem) alguma, e so meiar!! "Nao vou bater nunca com isso aqui." "Seeeeeeeis..." "Meu, que lixo!!!" "Alguem ai ta precisando de dama???" "Nao descontaras no proximo!" "OUTRO????" "Quem que ta juntando os ases??" "Deixa o maco em cima da mesa." Criticas e Sugestoes Podem ser enviadas para meu emeio, incluido no comeco desse texto. Agradecimentos A todos que participaram dos jogos, deram sugestoes, ou algum dia me fizeram bater. ^Z