MAC XP - Programa��o eXtrema

Segundo Semestre de 2001
Departamento de Ci�ncia da Computa��o
Instituto de Matem�tica e Estat�stica
Universidade de S�o Paulo

Professores Respons�veis

Material Did�tico

No segundo semestre de 2001 foi oferecida pela primeira vez no IME-USP a disciplina de Laborat�rio de Programa��o eXtrema. A lista de correio eletr�nico da disciplina foi usada durante o curso. Abaixo fizemos um pequeno FAQ. Fique a vontade para perguntar o que voc� quiser aos irrespons�veis por esta experi�ncia :-), os professores Alfredo, Carlinhos e Fabio, ou o assistente de ensino Riko.

P�ginas dos Grupos de MAC-XP

O que � XP?

Programa��o eXtrema (XP) � uma nova t�cnica revolucion�ria (ou talvez nem tanto) de desenvolvimento de software que vai contra uma s�rie de premissas adotadas por m�todos mais tradicionais de desenvolvimento. XP consiste numa s�rie de pr�ticas e regras que permitem aos programadores desenvolver software de uma forma din�mica e muito �gil.

O que faremos nesta disciplina?

Nesta disciplina - talvez a primeira experi�ncia com XP no Brasil - os 12 alunos desenvolver�o em conjunto um sistema computacional de m�dio porte utilizando as t�cnicas de XP usando ferramentas como CVS (para controle e compartilhamento do c�digo-fonte produzido) e pr�ticas como programa��o pareada (toda e qualquer programa��o dever� ser feita aos pares, i.e., com dois alunos sentados na frente de um mesmo computador).

Os professores respons�veis (Alfredo Goldman, Carlos Eduardo Ferreira e Fabio Kon) est�o afins de se divertir e acham que a mat�ria vai ser bem divertida para os alunos tamb�m (desde que eles se dediquem com seriedade nessa aventura eXtrema). Os alunos ter�o a oportunidade de aprender e trabalhar com tecnologias de ponta em sistemas de computa��o e ter�o contato com uma nov�ssima metodologia de desenvolvimento de software.

Qual � a carga de trabalho esperada?

A carga hor�ria � de 4 horas semanais. O curso come�ar� com 2 semanas de aulas te�ricas (com palestras ministradas pelos professores) e continuar� com 13 semanas de programa��o no laborat�rio.

A presen�a nas palestras iniciais e no laborat�rio � obrigat�ria. Passaremos a lista de presen�a no laborat�rio (no come�o e no final das sess�es) e sempre haver� pelo menos um professor no laborat�rio para orientar o trabalho. Al�m destas 4 horas semanais obrigat�rias, � sugerido que os alunos estejam dispon�veis para mais 4 horas semanais de programa��o pareada, mas estas horas adicionais n�o ser�o fiscalizadas :-)

Como voc�s v�o avaliar os alunos?

A avalia��o ser� baseada em dois quesitos:

  1. Presen�a do aluno no laborat�rio (a presen�a m�nima ser� de 70% mas a nota ser� proporcional � presen�a; assim o ideal seria 100% de presen�a).
  2. Empenho demonstrado nas sess�es de XP. Assim, n�o basta ir ao laborat�rio apenas para comer os biscoitos (que ser�o fornecidos pelos professores :-), � preciso trabalhar com afinco nessas 4 horas semanais e tentar fazer o melhor trabalho poss�vel. O objetivo final � produzir um software de excelente qualidade.

Esta disciplina tem algum pr�-requisito?

� necess�rio possuir conhecimentos b�sicos de programa��o orientada a objetos, por exemplo, o conhecimento adquirido em Laborat�rio de Programa��o II.


Last modified: Wed Aug 7 14:09:31 EST 2002