II Bayesianism English This page is available in English.   IME-USP


II Bayesianismo:
Fundamentos e Aplicações.

1 a 4 de Setembro de 2010
São Paulo, SP

 
Aviso:
Temos dois ônibus que levarão as pessoas para o local do evento (Memorial da América Latina). Segue abaixo os horários e locais de partida dos ônibus.
Ônibus 1: IME–USP às 8:00 am.
Ônibus 2: Hotel Massis às 8:00 am.
 
"Bayesianismo: Fundamentos e Aplicações" foi o título de um bem sucedido workshop realizado em junho de 2007. O evento foi, de certa forma, pioneiro pela ênfase dada aos Fundamentos do pensamento bayesiano. Muitos dos participantes têm solicitado a continuidade e periodização da reunião. Não poderíamos permitir que as sementes então plantadas não germinassem, ainda mais no momento em que o sucesso e universalização da inferência bayesiana em todos os campos de aplicação se fazem sentir também no Brasil.

É grande o reconhecimento na comunidade estatística, e científica em geral, da importância dos métodos operacionais Bayesianos. Deste modo, os aspectos metodológicos vêm sendo estudados por muitos grupos nacionais competentes – métodos estes que são objetos de muitas reuniões e congressos de renome. O presente workshop, por sua vez, tem como focos centrais: os fundamentos que regem o paradigma Bayesiano; o cotejo entre estes e os da inferência estatística frequentista; e a aplicação apropriada desses fundamentos.

O interesse pelos fundamentos da estatística indutiva vem crescendo, na mesma medida do considerável aumento das alternativas metodológicas denominadas Bayesianas. O cientista é obrigado a lidar com a escolha cada vez mais difícil do método mais adequado para aplicar em seu problema. O exame e a discussão sobre os fundamentos evitam a mera aplicação ad–hoc de métodos bayesianos pela comunidade científica.

Este encontro reunirá especialistas das mais diversas áreas que utilizam a inferência Bayesiana como ferramenta. Esses especialistas apresentarão seus trabalhos para os nossos alunos, que muitas vezes não tiveram acesso aos meandros das aplicações científicas e por isso sentem dificuldade em utilizar a melhor e mais adequada metodologia Bayesiana.

Aproveitaremos a oportunidade para homenagear um estatístico brasileiro pioneiro, que muito incentivou os pesquisadores Bayesianos no início de suas carreiras. Participou da formação do departamento de estatística da UFRJ, tendo incitado a contratação dos diversos ícones que hoje conferem excelência àquele centro, direcionado na formação bayesiana dos alunos de pós–graduação. Basilio de Bragança Pereira completou 65 anos no último dia 29 de abril.

 
Página atualizada em 31/08/2010.
 
Cartaz do evento (papel tamanho A3).


 
 
email: isbra-bayes at ime.usp.br
Promotion and Support: 
ISBrA CAPES Pos-Graduacao CAPES-Proex
Pós–graduação em Estatística-USP
FAPESP CNPq CATEDRA INCTMat

 
SPTuris.com