A idéia do Projeto Fisher

O Projeto Fisher foi implantado pela Diretoria de ABE
comandada pela Profa. Clélia Toloi (biênio 2002-2004).
Este projeto é importante – como bem estimulado pela
presente diretoria-,  para suprir a lacuna de textos
em português sobre Métodos Estatísticos e, também, para
satisfazer a uma demanda sempre crescente nos Cursos de
Graduação de Estatística e áreas correlatas do País.
O que poucos sabem é que a idéia deste Projeto,
data de setembro de 1985 e, deve-se ao Prof. Djalma
Pessoa e eu. Na ocasião, o Djalma estava na minha sala
e achou curioso que a minha senha de acesso ao mainframe
da UFPE tinha o nome FISHER, e daí surgiu a nossa idéia
de fazer um projeto semelhante ao Projeto Euclides da
Sociedade Brasileira de Matemática. Isso está dito aqui
sem qualquer cabotinismo mas que fique registrado.
Saudações,
Gauss Cordeiro