Princípio da Incerteza

O “Princípio da Incerteza”, formulado em 1927, por Werner Heisenberg

me ajudou muito a conseguir vagas para contratação de mestres para o

Departamento de Estatística da UFPE  há cerca de 12 anos.

O Departamento de Física desta instituição – que tinha muita força nas decisões -,

só era favorável a contratação de doutores e eu tinha que travar grandes batalhas

(em reuniões intermináveis) para a abertura de concurso para mestres em Estatística.

Eu sempre citava - nos entraves que não foram poucos -, que o princípio

da incerteza assegura que os físicos, pela própria natureza das coisas,

só conseguem fazer previsões estatísticas. No final, eu venci todos os

entraves com o auxílio deste princípio.

Saudações,

Gauss Cordeiro