: Crescimento dos SINAPEs

Prezados,

Em virtude de algumas mensagens pessoais que recebi, umas partilhando das mesmas preocupações, outras rejeitando-as, vou recolocar os termos da mensagem abaixo, de forma bem simples e direta. Em 92 houve 118 apresentações orais nas sessões temáticas, quatorze anos depois serão 62. Não quero crer que a comunidade involuiu, a ponto de reduzir a um terço os artigos com qualidade suficiente para apresentação nas sessões temáticas. Por outro lado, as duas sessões posters programadas deverão dar conta de 419 posters ! Quem já participou destas sessões, sabe o quanto desagradável em termos de ruído, acotovelamento e dispersão elas têm sido.

A ABE já realiza congressos especializados, o SINAPE é o grande congresso da sociedade que para responder ao crescimento da comunidade de estatística do país, tão pouco servida em veículos para divulgação dos seus trabalhos, precisa crescer em opções para seus participantes. Espero que a futura diretoria da ABE inclua este ponto em suas preocupações.

[]´s

Prezados,

Creio que além do passado, precisamos nos preocupar como lidar com o crescimento do Simpósio e seus objetivos. Tendo coordenado o X SINAPE em 1992, ocasião em que foram introduzidos os concursos de iniciação científica e de mestrado, conseguimos promover 21 sessões temáticas e publicar, em via impressa, atas dos resumos e dos trabalhos, além dos textos dos cinco minicursos oferecidos. No SINAPE atual as sessões temáticas foram reduzidas para quinze, e há sessões temáticas com apenas duas apresentações. Por outro lado as atas com os trabalhos foram suprimidas, apesar do recurso existente hoje em dia do cd-rom. A alternativa de participação para a maioria dos delegados é a sessão poster, com a publicação em cd-rom do resumo... O que muitas vezes é insuficiente para justificar a liberação e auxílio viagem, e além disso não produz muitos pontos para GED, CAPES, CNPq, etc... A continuar esta tendência só participarão do SINAPE conferencistas e estudantes, já que o espaço de participação ativa dos demais profissionais vem se reduzindo cada vez mais.

[] ´s

On Fri, 28 Apr 2006 17:23:31 -0300, denisesilva wrote

Maria Eulalia Vares - CMF <eulalia@cbpf.br>
> [...]

>         cc:        abe-l <abe-l@ime.usp.br>
>         Assunto:        Re: [ABE-L]: Crescimento dos SINAPEs

> Belissima ideia! Fundamental!
> para os Sinapes "pre-internet", como devem existir
> copias impressas dos programas cientificos ocorridos,
> estes, poderiam simplesmente ser "escaneados" para se
> manter um historico online.
> abracos, eulalia

> Maria Eulalia Vares
> Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas
> Rua Xavier Sigaud, 150. Rio de Janeiro, RJ Brasil
> 22290-180
>
> Tel. 55-21-2141 7396  Fax: 55-21-2141 7336

Prof. Luis Paulo
DME
C.P. 68530
21945-970 Rio de Janeiro, RJ