Prêmio ABE 2006

Caros Redistas,
Muito bem merecida e justa a concessão do Prêmio ABE 2006 (conferido durante o 17o SINAPE) ao grande cientista Pedro Alberto Morettin como um reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à Estatística no Brasil e no exterior.
O Morettin é um dos primeiros doutores em Estatística do
Brasil, precursor da área de séries temporais no País e
reconhecido internacionalmente como um grande pesquisador pela publicação de dezenas de artigos científicos relevantes.
O seu trabalho em prol da Estatística do Brasil data de cerca de 40 anos e as suas atividades de ensino e orientação de um grande número de teses de mestrado e doutorado têm efeitos multiplicadores em todo o Brasil e em grande parte da América Latina.

Fico muito contente com esta concessão, principalmente, pelo grande prestígio acadêmico desfrutado pelo Pedro.
Mais ainda, por tê-lo como um dos meus melhores amigos
na academia - há quase um quarto de século -, e por eu
juntamente com Lúcia Barroso termos sido os idealizadores do Prêmio ABE no final do ano 2000, sendo o mesmo implementado durante a minha gestão
como Presidente desta associação (biênio 2000-2002).
Cordiais Saudações,
Gauss Cordeiro