Re: [ABE-L]: Palavras de otimismo

Caro Cribari
Concordo que sao pagas , mas isso nao as torna privadas
Alem disso as Universidades particulares de la , nao tem fins lucrativos e nem donos procurando lucro , e sim criacoes de mecenas do petroleo,industriais etc. Coisa que a burguesia brasileira nao aprendeu e por isso esta aprisionada em seus castelos por causa da violencia

Voce bem sabe que taxas escolares nao pagam as pesquisas , sao insuficientes para isso. Veja exemplos das poucas particulares que fazem pesquisa no Brasil. Todas sao financiadas por Cnpq, Finep etc.

Quanto a meritocracia, concordo plenamente com voce , mas nao e so problema das universidades, e de nossa sociedade. Veja nossos politicos , sao descendentes de politicos, vejam nosso dirigentes universitarios ,filhos das burguesia. Caso duvide : tente se eleger Reitor .
Nao sei como resolver , nossa geracao nao resolveu, mas os jovens vao resolver. tenho certeza.( vejo seu exemplo nisso )
Abracos
Basilio

Francisco Cribari Escreveu:

Caro Basílio:

Nas palavras do Secretario de Ensino Superior , Nelson Maculan, 85 % da Universidades Americanas sao dos governos estaduais , e nao particulares como apregoa a propaganda aqui.

Mas todas são pagas, diferentemente do Brasil.

Alem disso 98% do financiamento de todas as universidades e feita pelo governo

Creio que isso não é verdade. Em geral, 1/3 do financiamento das
universidades estaduais provém de recursos do estado e o restante é
oriundo das mensalidades e taxas pagas pelos alunos e também de
aplicação de recursos financeiros da instituição.

A maior diferença entre os dois sistemas universitários reside na
meritocracia, que quase inexiste nas universidades brasileiras. (O nosso
único reduto de meritocracia é o CNPq, em minha modesta opinião.)

Um abraço,

FC

--
Francisco Cribari-Neto voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica fax: +55-81-21268422