Re: [ABE-L]: Texto sobre pesquisa eleitoral

Caro Prof. Jose Carvalho,

Hoje pela manha li a revista de setembro da FAPESP, numero 127,
que em chamada de primeira pagina publica o artigo:
Pesquisas Eleitorais: Danca de numeros tem base solida, assinado
pelo Carlos Haag.
Algumas declaracoes no texto atribuidas ao Alberto Almeida da FGV por
exemplo: "De nada adianta realizar milhoes de entrevistas
se os entrevistados nao forem representativos da populacao. É melhor
realizar poucas entrevistas representativas."

Ou entao a frase atribuida a Marcia Cavallari, diretora do IBOPE:
"Existe sempre uma chance de aqueles que foram incluidos na amostra
nao serem perfeitamente representativos da populacao toda."

Nunca, em nenhum dos cursos de estatistica que frequentei na USP, ou
que ministrei, foi definida ou usada a palavra representativa...

Em um debate pela internet, o diretor geral do Data Folha, Mauro
Paulino, afirmou que o metodo de amostragem utilizada pelo Data Folha,
agora uma unidade de negocios segundo o artigo da FAPESP, na
pesquisa eleitoral era realizada por cotas. Quando vejo que
eles calculam e publicam a margem de erro fico confuso.

Hoje teu texto me trouxe de volta a confianca de que alguem sabe a
diferenca entre amostragem probabilistica e nao-probabilistica.

Parabens e um abracco,
Adilson Simonis