seminario 28/09

Coordenador: Gerson Barreto Mourao (DCE/ESALQ/USP)
dia: 28/09/2006
horario: 16h
Ti­tulo da Palestra: Perspectivas na Análise Estatística de Dados de
"Microarrays"
Palestrante: Prof. Dra. Julia Maria Pavan Soler (IME/USP)
Resumo: A abordagem genÃetica no estudo de problemas fisiológicos,
oferece uma perspectiva desafiante para pesquisas nas áreas de
ciências biológicas e afins. A multiplicidade de genes envolvidos e
a interação desses genes com eles próprios, com o meio ambiente e
com o próprio organismo do indivıduo, a heterogeneidade inerente as
populações humanas e as imprecisões das técnicas atuais são
fatores que contribuem com esse prospecto. Estudos em genética
envolvendo experimentos com microarrays permitem a quantificação e a
comparação simultânea dos níveis de expressão de genes em uma
larga escala. A técnica empregada nesses estudos entretanto possui
uma variabilidade considerável, fazendo-se necessário um ajuste
preliminar dos dados antes que possa ser analisada a variabilidade
biológica, na qual geralmente nosso interesse esta focado. Em geral,
o objetivo desse tipo de experimento é a identificação de genes
associados a regulação de determinadas características de
interesse. De forma a atingir esse objetivo e necessário conduzir um
delineamento experimental adequado e utilizar as técnicas de analise
mais apropriadas, de acordo com as questões de interesse do
pesquisador e o delineamento adotado, visando eliminar as fontes de
variação de confundimento e evidenciar a variabilidade biológica.
Dia: 28/setembro (quinta-feira)
Horário: 16:00-18:00
> Gerson,
> Por favor mande para mim, o resumo do seminario da Julia.
> Vou divulgar na rede da ABE e na RBRAS.
> Obrigada.
>
> Um abraco,
>

>   Clarice

> Clarice Garcia Borges Demetrio
> Departamento de Ciencias Exatas      | Phone: +55 019 34294144 R:216
> ESALQ/USP                            | Fax:   +55 019 34294346
> Caixa Postal 9                       | http://ce.esalq.usp.br/
> 13418-900 PIRACICABA, SP             |
> BRASIL                               | clarice@carpa.ciagri.usp.br

> [...]
Atenciosamente,

Prof. Dr. Gerson Barreto Mourão
  e-mail: gbmourao@esalq.usp.br
  Universidade de São Paulo - USP
  Escola Superior de Agricultura â??Luiz de Queirozâ?? â?? ESALQ
 Departamento de Ciências Exatas - LCE
 CxPostal 9 CEP:13.418-900  Piracicaba - SP - Brasil
 Tel:19-3429-4123   Fax:19-3429-4468