Re: [ABE-L]: projeto de lei regulamentandop a profissao de estatistico

Caro Jose Carvalho,
   Nao sei se lhe conheco pessoalmente, mas peco licenca para fazerem minhas
as suas palavras.  Na media (sem trocadilho) um bacharel em estatistica e'
no maximo um imputador/depurador/organizador de dados.  Nossas pos-
graduacoes tem trabalhado dura e seriamente para formar mestres/doutores
em estatistica (e afins) em nivel internacional e tenho conviccao de que a
ABE deveria criar uma comissao para elaborar um documento oficial para
mandar pra esse deputado maluco, ou qualquer outro, sinalizando que estamos
atentos.

Atenciosamente,
Hedibert Lopes

On Fri, 20 Oct 2006 19:50:04 -0200, Jose Carvalho wrote
> [...]
> dita que análises de variancia somente podem ser feitas por
> bacharéis em estatística...
>
> Eu, por mim, sempre fui a favor de se revogar a lei, de
> desregulamentar o exercício da profissão de estatístico. Mesmo por
> que também acho que a formação de um estatístico deve dar-se na pós-
> graduação. O bacharelado não basta. Estão aí a regulamentação e os
> Conre e como se aplica mal a estatística!!!! Para que então?
>
> Não me aflijo com o projeto de lei, por que ele não afetará a
> população. Será, praticamente, letra morta.

pk=9

Hedibert Freitas Lopes, Ph.D.
Associate Professor
Department of Statistical Methods
Institute of Mathematics
Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)