Pseudo-Cientistas

Caros Redistas,

Este e-mail não tem o objetivo de polemizar mas de
demonstrar com dados reais que no nossa Pátria de Chuteiras
é muito fácil passar por pseudo-cientista. Pode-se acessar e constatar
na base dos currículos Lattes do CNPq que existem pesquisadores
nível 1A que nunca publicaram artigos em periódicos internacionais,
vide, por exemplo, as áreas de Ciências Sociais incluindo Economia.  Publicaram ZERO em periódicos internacionais, pasmem! Não sei os motivos
que levam isso a acontecer. Talvez alguém possa me ajudar a entender isso.

O que acho mais lamentável é que - do outro lado da moeda - conheço
algumas pessoas super-talentosas em Estatística e Probabilidade,
com vários artigos publicados em periódicos internacionais, que
não conseguem bolsa (ou então perderam). Essas pessoas realizam um
trabalho importante em prol da Estatística e da Probabilidade
no País e comentam comigo esse desapontamento, talvez por que
saibam que sou comprometido com essas áreas no seu espectro mais
amplo.

Tenho até um amigo (omissão do nome por razões óbvias) que teve seu
pleito de bolsa de pesquisa recusado várias vezes (há pelo menos
6 anos) em três CAs diferentes, apesar de ter publicado cerca
de 40 artigos em periódicos internacionais e estar com a derivada
bem positiva para a pesquisa.

Infelizmente, em outras áreas fora das ciências exatas, é muito fácil
no Brasil passar por (e o pior posar de) cientista. Pobre Brasil...

Saudações,

Gauss Cordeiro