faltei mencionar

Caros Redistas,

Um ponto importante que faltei mencionar nos
meus dois e-mails sobre bolsa de pesquisa diz respeito ao
fator de impacto. O fator do impacto para um periódico
é (geralmente) calculado baseado numa equação envolvendo um período (no meu entender extremamente curto) de 3 (três)
anos:  fator de impacto do periódico no tempo t = número de citações que os seus artigos publicados em (t-2,t-1)
tiveram no tempo t dividido pelo número de artigos
publicados pelo periódico em (t-2,t-1).

Acontece que muito naturalmente as publicações em
Probabilidade, Estatística e em Matemática de um modo
geral "levam um período muito grande de gestação"
para causar impacto no avanço da ciência do que as
publicações de quase todas as outras áreas. Assim,
periódicos nossos super-importantees como Biometrika
têm fator de impacto reduzido (Biometrika=1), enquanto
vários periódicos das áreas de medicina chegam a ter
fator de impacto para lá de 20.

Para corroborar com meu ponto de vista, um artigo do
Lawley,  publicado na Biometrika em 1956, só começou a
alavancar a área de melhoramento de testes de hipóteses
baseados na razão de verossimilhanças cerca de 25 anos
depois.

Claro que a distribuição atual dos periódicos da CAPES em
níveis A, B e C é uma  iniciativa excelente mas devemos
ter cuidado em analisar o fator de impacto mesmo dentro de
uma mesma área.

Colaborando com a discussão que iniciei recebi 6
(seis) e-mails bem interessantes, infelizmente,
nenhum vinculado à rede para encontrarmos uma direção
correta para as nossas áreas. Como já disse isso antes
na rede da ABE e a vários amigos: ou a comunidade de
Estatística do Brasil é ainda muito tímida ou eu sou
muito atirado.

Um bom domingo a todos.

Saudações,

Gauss Cordeiro