Memória

Caros Redistas,

A atual Diretoria da ABE me convidou para ser
responsável pela parte da História da Estatística
da nossa associação. Estou com a idéia de incluir
um link no site da ABE denominado "Memória", obviamente
se for aprovado pela Diretoria (estou fazendo apenas
meu dever de casa), que possa ser considerado como uma
galeria de homenageados da ABE àqueles que já nos
deixaram mas foram importantes para o desenvolvimento da Estatística do País.

Entendo que os jovens que estão começando na nossa área
devem conhecer mais de perto (através de um único documento
facilmente acessível) que  pessoas como Pimentel Gomes (um
dos sócios fundadores da RBRAS), Rio Nogueira, Flávio Wagner, Euclides Custódio, Jessé Montello (foi presidente do IBGE), Telmo Maciel, entre vários outros, impulsionaram de forma significativa a Estatística do Brasil. Quando fui Presidente
da ABE pedi a alguns colegas que escrevessem textos sobre a História da Estatística que agora já estão disponíveis no
site da ABE.

Nestes termos, eu precisaria montar um documento contendo
em ordem alfabética a bibliografia resumida de cada um que
for incluído no "Memória", digamos limitada a 15 linhas,
mas que retrate o período de vida da pessoa, fatos relevantes
de sua carreira acadêmica ou profissional e outras coisas importantes que o autor do resumo bibliográfico julgar
conveniente. Certamente, a elaboração de um documento como
este terá que contar com o apoio dos colegas que conheceram
mais de perto aqueles que farão parte dele para dar
uma confiabilidade total nas informações históricas.

Obviamente, o documento final para ser vinculado no site
da ABE terá que ser aprovado pela Diretoria e/ou Conselho Diretor, bem como a decisão de incluir ou excluir nomes, mas
eu gostaria apenas de dar o pontapé inicial. Conto com os
colegas que possam me ajudar enviando o resumo bibliográfico
por e-mail. Caso eu receba para uma mesma pessoa mais de uma bibliografia, ficará a meu critério formar uma única bibliografia a partir das informações recebidas.

A importância de um documento internetizado além da
abrangência é a sua atualização no tempo. Se não fizermos
isso agora, os sócios da ABE do ano 2050 terão alguma
dificuldade, por exemplo, em saber quem foram as pessoas
acima citadas. Grato pela atenção.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro