Re: [ABE-L]: Fw: What does the R in RSS stand for?

Essa interpretação é boa! Mas, afinal, todos calculam probabilidades, não
somente os estatísticos.

O artigo diz:

"We're seeing neurons that are making computations," says Shadlen. In
particular, the neurons appeared to be computing the log likelihood ratio of
red versus green rewards - exactly the sort of computation a statistician
might do.

Quanto a ser Bayesiano, que eu saiba, calcular a verossimilhança e razoes de
verossimilhanca não tem origem no método Bayesiano, nem lhe é exclusivo. Não
vi uma priori no problema... ;-) Os macacos experimentam, experimentam,
experimentam... e ficam com o mais provável (mais freqüente). Como qualquer
humano não-estúpido faz.

Uma outra observação é que nada vi que evidencie que os macacos
calculem "razões" de verossimilhança. Menos ainda log(verosimilhança)! Parece
que eles "calculam" (avaliam) o mais provável, entre as escolhas. Sem
métrica... Há, no texto, um pouquinho de "wishful thinking" de nossos amigos
cientistas.

Finalmente, acho genial a idéia do experimento. Intuitivamente, por achar tão
grandes semelhanças, mais que diferenças, entre primatas (nós aqui incluídos)
e entre mamíferos e, estendendo, entre cordados, acho que os "bichos" sentem
e pensam mais do que nossa vaidade humana quer admitir. Desde o início, já
tendo, assim, a achar "bacana" o experimento.

Agradeço ao Basílio a referência, para mim muito mais valiosa do que
a "piada", esta, somente por ela, já muito boa.

Basilio, V. quer provar que macacos são Bayesianos ("What's more, they appear
to be Bayesians."). Feito isto, podemos pensar na reciproca? (Puro besteirol
provocativo, válido somente no Bracarense, em um dia de Sol, com chopp).

;-)

Abraços.

Zé