[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Semana da Associação Brasileira de Estatística (ABE) no Rio



REPASSANDO PARA TODOS QUE POSSAM SE INTERESSAR...

 

Semana da Associação Brasileira

de Estatística (ABE) no Rio de Janeiro

 

 

 

A  Semana da Associação Brasileira de Estatística - ABE,  é uma série de eventos patrocinados  pela ABE que serão realizados em várias cidades brasileiras no período de 18 a  20 de setembro de 2007. A escolha desse período tem por objetivo comemorar o 33o. Aniversário da realização do 1o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1974

 

O objetivo da Semana da ABE é divulgar a Estatística a um público mais amplo do que os de acadêmicos da área, aproximando pesquisadores e estudantes  da área  com usuários da Estatística e também  promover a Associação Brasileira de Estatística.

 

No Rio de Janeiro, a Semana da ABE acontecerá na Escola Nacional de Ciências Estatísticas ? ENCE, no período de 19 a 22 de Setembro e a temática escolhida para o segmento informativo/formativo é a área financeira.

 

A seguir, a programação relativa à Semana da ABE no Rio de Janeiro, que contempla  a realização de dois minicursos, três conferências e duas Sessões Posters onde serão apresentados trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidas no âmbito da Graduação em Estatística e áreas correlatas no estado do Rio de Janeiro.

 

A temática das sessões posters não se restringirá a área financeira e a participação estará aberta para todos os alunos de graduação regularmente matriculados no estado, ou que estiveram nesta condição durante o ano de 2007.

 

Aproveitando a ocasião será feita uma homenagem ao Prof. Djalma Galvão Carneiro Pessoa, primeiro presidente da ABE.

 

 

 

 

19 (quarta-feira)

 20 (quinta-feira)

21 (sexta-feira)

22 (sábado)

  9:00/12:00

 

 

 

Minicurso B

12:00/13:30

 

 

 

 

13:30/14:30

 

 

 

Minicurso B

14:30/16:30

Minicurso A

Minicurso A

Minicurso A

16:30/17:00

Intervalo

Pôster I

Pôster II

 

17:00/17:30

Abertura/Homenagem ao Prof. Djalma

Pôster I

Pôster II

 

17:30/18:30

Conferência 1

Conferência 2

Conferência 3

 

18:30/21:30

 

Minicurso B

 

 

 

 

 


Minicursos

 

Minicurso A ? Estimação de Medidas de Risco Usando Modelos de Valores Extremos e  Pacote R (9 horas) ? Beatriz Vaz de Melo Mendes ? IM/COPPEAD/UFRJ e Ana Paula dos Santos Rubem (Doutoranda em Estatística, DME/UFRJ).

 

Dias: 19, 20 e 21 de Setembro (14h30 às 16h30), Sala 306 e Laboratório da sala 104

 

Ementa

1.      Introdução

2.      Modelos ARIMA

3.      Modelos GARCH

4.      Teoria de Valores Extremos

5.      Medidas de Risco: Valor em Risco, VaR não-condicional; VaR condicional; Drawdowns e drawups

6.     Ilustrações e aplicações

 

O número de participantes (que terão direito ao certificado) está limitado em 36 devido à disponibilidade de microcomputadores do Laboratório de Informática (Aula do Dia 20 de Setembro).Serão admitidas inscrições de alunos ouvintes (Aulas dos dias 19 e 21).

 

 

Minicurso B - Uma introdução à aplicação de redes e estruturas gráficas para aplicação a dados financeiros (9 horas) - Ismenia Blavatsky de Magalhães, IBGE/COMEQ.

 

Dia: 20 de Setembro (5a Feira) - 18h30 às 21h30, Sala 306.

Dia: 22 (Sábado) ? 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, Sala 306 e Laboratório da sala 104.

 

Ementa

 

  1. Estruturas gráficas em geral
  2. Como essas estruturas podem auxiliar a análise?
  3. Como relacionar redes e estruturas gráficas com dados financeiros?
  4. A construção de redes
  5. Usando o raciocínio probabilístico para aproveitar a informação da rede
  6. Aplicações

 

O número de participantes (que terão direito ao certificado) está limitado em 36 devido à disponibilidade de microcomputadores do Laboratório de Informática.

(Serão admitidas inscrições de alunos ouvintes para as aulas de 20 e 22 (9h às 12h)).

 

 


Conferências

 

Conferência 1  ? Forecasting and Identification of Shocks on the Brazilian Yield Curves. Apresentador: Ajax R. B. Moreira (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA - Brasil).
Dia: 18 (3a. Feira)

Horário: 17:30h às 18:30h

Sala 306

Resumo: A evolução das taxas de juros para as diversas maturidades estão relacionadas e podem ser descritas por um número reduzido de fatores latentes. Modelos Multivariados Multifatoriais da curva de juros exploram esta propriedade. Da literatura de finanças selecionamos 4 das especificações mais relevantes. Comparamos o desempenho preditivo destes modelos em 3 mercados distintos, curva de juros de títulos brasileiros no mercado doméstico, no mercado externo, e a curva de juros de títulos do tesouro dos EUA.
O modelo de não arbitragem da estrutura a termo das taxas de juros é um modelo multivariado e multifatorial que pode ser identificado com a abordagem proposta por Dai & Singleton.Neste modelo os choques macro econômicos não são identificáveis. Ang & Piazzezi estenderam este modelo incorporando variáveis macro observadas, o que possibilitou identificar o efeito de choques macro sobre a estrutura a termo. Este modelo também esta sub-identificado, e por terem muitos parâmetros, diversos autores que implementaram esta abordagem utilizaram restrições arbitrárias sobre os parâmetros.
Seguindo a abordagem de D&S propomos uma abordagem que identifica exatamente o modelo de diversas formas alternativas. A escolha da especificação pode ser utilizada para facilitar a inferência. Utilizamos esta abordagem para identificar choque macro sobre a curva de juros de títulos brasileiros emitidos no mercado doméstico e no mercado externo.

 

Conferência 2  ?Risco de Crédito em Carteiras com Derivativos

Apresentador: Antônio Marcos Duarte Jr., Diretor do Ibmec/RJ

 

Resumo: Trata-se de uma palestra para motivar o uso da estatística na estimação e gestão de exposições de crédito em carteiras com derivativos. Considera-se a dificuldade do problema por meio da apresentação de dois exemplos reais, assim como pequena revisão do ambiente regulamentar bancário para carteiras com derivativos. Exemplos numéricos reais são utilizados para ilustrar a identificação das exposições. Nesta apresentação não detalhamos as técnicas estatísticas usadas, mantendo-se o foco na aplicação em finanças.

 

Dia: 20 (5a. Feira) de Setembro

Horário: 17:30h às 18:30h

Sala 306

 

Conferência 3? Métodos Estatísticos em Gestão de Carteiras de Investimento.

Apresentador: André  Amaral de Castro Leal ? Leal Investimentos. Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) e com MBA em Finanças pela COPPEAD. Diploma de Gestão de Carteira de Investimento pela New York Institute of Finance (STERN).

 

Resumo: A palestra tem por objetivo apresentar as ferramentas estatísticas utilizadas na gestão de carteiras de investimento, tais como: Estatísticas Descritivas; Análise de Correlação; Regressão Linear; Distribuições de Probabilidade; Otimização; Análise de Cenários, Stress Test e V@R; Previsão e Simulação e  A Conferência será focada na apresentação das ferramentas estatísticas disponíveis e que são amplamente utilizadas em várias etapas durante a gestão de uma carteira de investimento e a apresentação será baseada em mostrar quais são as ferramentas utilizadas, como são utilizadas e suas interpretações e análises. Todos os tópicos serão acompanhados de casos reais.

 

Dia: 20 (6a. Feira) de Setembro.

Horário: 17:30h às 18:30h

Sala 306

 

 

 

Iniciação Científica

Sessão Pôster

 

 

A Programação contempla também Sessão Pôster, onde serão apresentados  trabalhos de Monografia (Trabalho Final de Curso) e Iniciação Científica realizada por alunos de Graduação do Estado do Rio de Janeiro.

 

A temática das Sessões Posters não se restringirá a área financeira e a participação estará aberta a todos os alunos de graduação regularmente matriculados no estado, ou que estiverem nesta condição durante o ano de 2007.

 

1a. Sessão Pôster: Dia 20 de Setembro, das 16h30 às 18h.

2a. Sessão Pôster: Dia 21 de Setembro, das 16h30 às 18h.

 

Um resumo extendido do Pôster e/ou da Monografia, com no mínimo três e no máximo cinco páginas, em  formato Times New Roman, tamanho 12, em  pdf ou doc,  deverá ser submetido à Comissão Organizadora da Semana da ABE no Rio de Janeiro até às 18h do dia 06 de Setembro de 2007, no endereço:  enceabe@ibge.gov.br

 

Os autores dos quatro melhores trabalhos de Iniciação Científica receberão certificado e como prêmio, publicações do IBGE e da ABE. A Comissão Julgadora será composta por 05 professores/pesquisadores da ENCE

 

A inscrição para participação no evento pode ser feita por meio eletrônico. A ficha de inscrição encontra-se na página da ENCE no endereço www.ence.ibge.gov.br . Uma vez preenchida, enviar a ficha para o endereço enceabe@ibge.gov.br

 

 

A Comissão Organizadora da

Semana da ABE no Rio de Janeiro.

 
 
Abraços,
Leandro Lins Marino
Tel.: +55 21 2568-5962
Cel.: +55 21 8777-7907
P  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE