Re: [ABE-L]: aleatorio?

Carlinhos:

Provocou! (Mas V. sabe que tempo e espaço não permitirão nem a V. nem a mim
expressar corretamente as nossas idéias aqui).

A resposta à sua pergunta é:, "NÃO, NÃO É CERTO!" A informação NÃO É a mesma.
(Desculpe as maiúsculas...)

Se a amostra dos quatro elementos vem de um esquema aleatório, então todos os
elementos da população têm probabilidades conhecidas de figurar na amostra.
Os quatro elementos são, por construção, realizações de variáveis aleatórias
e, daí, pode-se construir a verossimilhança etc., etc.  Se os quatro vêm de
uma seleção arbitrária, não se pode afirmar coisa alguma do tipo que escrevi
acima; nesse caso, como se pode fazer inferência estatística?

A estória é simples. As consequencias e ulteriores discussoes, bem... essas
vão longe. E valem a cerveja! (De griffe, por favor).

Abs do

Zé C.

E pela provocação: na sua estória, reproduzida abaixo, existe apenas um
estatístico e não dois, como V. diz.