Esclarecendo

Preciso esclarecer alguns pontos que para mim são importantes, pois prezo
muito meus amigos e colegas, respeitando-os de verdade, não só da boca para
fora.

Minha mensagem inicial teve um objetivo muito claro: discutir os prós e
contras sobre "aleatorização vs quotas".  Não é de hoje que muitas declarações
veementes são apresentadas nesse nosso fórum contra o trabalho dos institutos
de pesquisa do Brasil.  Achei então que não poderia ser tão ruim assim o
trabalho que desenvolvem há muitos anos.  É claro que não vim aqui para
defendê-los, mas para questionar um método concorrente que aqui parecia ser a
verdade absoluta.  Essa foi minha intenção única!  Em cima daquela minha
mensagem alguns comentários (talvez não muito agradáveis) sobre inferência
Bayesiana foram feitos.  Logicamente em função de todos saberem de minha
preferência.  Mas em minha mensagem não fiz criticas a quem quer que seja;
desafiei apenas a racionalização dos métodos de amostragem que hoje são
usados.  Infelizmente, fui entendido de forma equivocada e ocorreram
desavenças que não são construtivas.

Ressalto que o tema, de minha preferência, "inferência Bayesiana versus
inferência freqüentista" não era o escopo de minha mensagem.  Além disso,
quero também deixar claro que o único Instituto de Pesquisa que usou um pouco
de meu trabalho no passado foi a TOLEDO ASSOCIADOS que, muitas vezes, aceitou
usar nossos métodos Bayesianos (nem quotas nem aleatorização) em suas
projeções também de sucesso.

Espero que este forum continue servindo para desafios e conflitos, os quais
podem servir para nos obrigar a pensar mais sobre aquilo que realizamos e
pensamos em realizar.  Sem conflitos não há ciência!

Saudações
carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>