Re: [ABE-L]: Esclarecendo

Caros colegas

Acabo de voltar de um jogo hoje no Maracanã.

No intervalo, apareceu uma entrevistadora para avaliar satisfação dos
usuários. Perguntei a ela como era feita a escolha dos entrevistados
e ela disse que olhava grupinhos e escolhia uma pessoa dentro dele.

Respondi suas perguntas mas esqueci de pergunta-la se ela era do
ibope, se acreditava na existência de Deus ou ainda se era Bayesiana.

Aproveito para salutarmente discordar do Carlinhos em seu tema preferido
de discussao. Acho que a questão "Bayesiano ou freqüentista" foi
relevante no passado recente mas está saindo de moda. Bola pra frente!

Abraços a todos
Dani

PS: em 1989 fomos procurados na UFRJ por um partido politico. Esse
partido queria verificar se a baixa intenção de voto para presidente
que um conhecido instituto de pesquisa lhe atribuia em 4 estados era
"real". Fizemos a pesquisa nesses 4 estados e as estimativas foram quase
idênticas (e muito parecidas com o resultado das urnas algumas semanas após).

PS2: enquanto isso a boca de urna que a Folha fez no nosso Senado...

Dani Gamerman
Depto. de Métodos Estatísticos
Instituto de Matemática - UFRJ
Caixa Postal 68530