Fwd: [ABE-L]: ataques (fwd)

---------- Forwarded message ----------
Date: Fri, 14 Sep 2007 09:43:28 -0300
From: Sergio Wechsler <sw@ime.usp.br>
To: sw@ime.usp.br
Subject: Fwd: [ABE-L]: ataques

   Francisco ,

   Eu acho que você sabe muito bem que o que
   esses livros apresentam não são  provas
    (ao menos no sentido matemático).
   Tanto é que no final da mensagem abaixo ,
   você escreveu "provas" , entre aspas.

     Da mesma forma, tenho certeza  que você
    sabe muito bem que tais provas não são
    bayesianas. (em sentido algum do termo).

     Mas você , em todas essas mensagens, salvo engano meu,
    jamais colocou aspas no adjetivo  "bayesianas".

     É claro que não se trata meramente de colocar ou esquecer
     de teclar as aspas.  É que restou dessas mensagens
     que você enviou  uma ilação de serem  ridículas
     as idéias bayesianas (agora absolutamente sem aspas).

      É evidente que os livros que você menciona devem ser
      excelentes e sérias obras de Teologia , Sociologia e/ou
      Antropologia. Não podem, portanto, ser comparadas
     com a Caras. Mas , no meu exemplo fictício , a ilação
     é a mesma. A tentativa de ridicularização do pensamento
    bayesiano é rigorosamente a mesma, tanto no exemplo da
    Caras, quanto no envio das suas mensagens sobre os livros
    de Teologia. Isso não tem bulufas a ver com a Teologia da coisa,
   com o conteúdo dos livros per se. Mas a "lógica" que redundaria em
  uma crítica da Inferência Bayesiana é rigorosamente a mesma,
  seja no exemplo fictício da Caras, seja nas mensagens que você
  enviou.

  É como eu vejo essa discussão. E acho, sinceramente, que ela
   ainda tem algum valor educativo. É o aspecto "tenístico" da
  Ciência : uma raquetada para cada lado ( até o Thomas Kuhn
   melar o jogo.

sergio
sw@ime.usp.br