Principios e aprendizado

Colegas

Eu gostaria de terminar a minha participação nessa discussão com alguns comentários.

Nós bayesinos (1) temos os nossos principios, como já citados aqui (MV, Condiconamento e Suficiencia). Mas somos levados a desacatá-los, algumas vezes ou muitas vezes, motivados por problemas práticos mais complexos.

Os clássicos também tem os seus princípios, embora, infelizmente, me parece menos discutidos. Um deles é a aleatorização. Voltamos então ao inicio da discussão onde a estatística do IBOPE foi criticada por não usar amostra aleatória. Portanto cometeu um pecado sob essa perspectiva. Se fosse um caso isolado, teria sido apenas uma crítica pessoal. Mas tudo indica que amostras não aleatórias são muito mais frequentes do que se gostaria e tem sido usada com relativo sucesso.

Finalmente, vou reproduzir parte de uma das mensagens do Renato Assunção substituindo o eu por nós.

" Como
dizia um amigo, nossos principios filosoficos sao firmes, solidos, inabalaveis.
Ja nós mesmo, nem tanto. "

ou "como é possível aprender com a experiência"
ou ainda  "a ciência é viva é feita pela comunidade de cientístas"

Agradeço todos os textos e sugestões de leituras enviadas.

Um abraço,

Márcia.

(1) penso que depois de alguns dos meus cometários foi excluida, por alguns, dessa categoria. Mas ainda me incluo.