Re: [ABE-L]: sobre comite CAPES-CNPq de estatistica

Concordo com o Renato sobre
1)A forma atual de avaliação de artigos do CNPq.
2)Que artigos em revistas de Estatística devem ser mais valorizados. Alias isso ja é considerado pelos comites do CNPq e CAPES. 3)Apenas discordo dos julgamentos de bolsa por nao levar em conta outros fatores.
Estou falando com conhecimento de causa.
4)Na COPPE desde 1976 formou-se uma CAD Comissao de Avaliaçao de Docentes que leva em conta : Administraçao , Docencia, Orientaçoes , Pesquisa, Participação em projetos, e avaliam a produçao anual dos docentes. Os sistemas de avaliaçao do CNPq e CAPES foram certamente baseados no sitema da CAD.É claro que nao poderia ser iqual. Mas a CAD chega ao detalhe de pontuar artigos levando em consideraçao nivel da revista e numero de autores e ordem de autoria. Basta ver a pagina da COPPE. 5)O que me preocupa e a quase total falta de preocupaçao com uma boa formaçao de nosso alunos pelo atual sistema de premiaçao apenas por publicação. Tenho visto muitos doutores que na verdade o que fizeram no doutorado foi ser uma maquina de computar para o orientador. Saem completamente sem noçao ate do que fizeram e aonde se insere o assunto. 6)Esta preocupação nao é so minha. A Escola de medicina de Harvard , que tem uma dos mais dificeis criterios de promoçao nos EUA (o tenure lá só é dado ao Professor Titular em geral apos 11 anos, cujo processo de promoçao inclui um Premio Nobel no comite, e o processo pode levar ate dois anos) Os professores de medicina sao julgados por dois critérios ; Clinica e Pesquisa ponderados pelo candidato. A partir de 2008 sera adicionado Docencia ( veja boletim da FAPESP ou Direto de Harvard)ao criterio 7)E tambem necessario lembrar a seguinte historia que nao me lembro aonde li: Alguem perguntou ao Professor GEP Box por que ele deixaria uma prestigiosa universidade ( acho que Princeton ) para ir criar um departamento em Winsconsin. Ele respondeu porque em Winsconsin o reitor queria um departamento com alguns poucos estatisticos e probabilistas com salarios pagos inteiramente pelo departamento e a maioria deveria ter salarios pagos parte pela estatistica e parte por outro departamento (para aplicação) E a coisa deu no que deu Winsconsin se tornou um dos melhores departamentos de estatistica dos EU. Logo Renato nao podemos discriminar tanto os estatisticos que trabalham principalmente no mundo real!!!! 8)Mais uma vez volto a pisar na tecla de que as areas deste possivel futuro comite sejam
Probabilidade e Teoria Estatistica
Metodos Estatisticos
Aplicaçoes
( por favor vejam as areas de interesse dos Professores: Sir David Cox e Peter Hall renomados estatisticso que tem o mais amplo spectro de interesses)
9)Mais uma vez o nome deve ser Teoria Estatistica .
Estatística e muito mais que matemática, por ex em matemática variável aleatória e simplesmente uma funçao mensuravel, em estatistica o mais próximo fisicamente que podemos imaginar é o resultado do próximo experimento ( ou para amenizar : os dados sao o nascimento de uma variável aleatória ou entao a variável aleatoria e a alma de uma observação- Prof D. Watson) Basilio