Re: [ABE-L]: Alguns pontos a mais

Caro Pedro,
Como o assunto é complexo, e esta lista não é o melhor mecanismo para tomada de decisão, apoio as propostas de consultas mais estruturadas à comunidade de pesquisadores no ambiente da ABE, culminando com uma mesa de fechamento durante o SINAPE.

Sim, a lista nao e' meio de tomada de decisao nenhuma. Mas e' o
melhor meio para discutir a questao. Sem prejuizo do que voce sugere,
acho fundamental que a discussao
continue aqui na ABE-L. Eu nao gostaria que uma possivel consulta
e uma mesa redonda de duas horas no sinape
**substituisse** uma ampla discussao  aqui mesmo na ABE-L.

Afinal, aqui na ABE-L **todos** podem
manifestar-se, as  posicoes ficam registradas, todos podem
refletir sobre os argumentos. Mais ainda, podemos mudar de posicoes,
podemos levantar alguns dados, etc. Em suma, aqui acontece uma
mesa realmente REDONDA e de duracao imensa (24 horas x 8 meses,
ate o sinape). Quer algo melhor?

Entao, antes que voce ache que sou cointra, eu sou a FAVOR da
criacao de um comite proprio DESDE QUE:
a) fique claro se nos temos uma visao de maioria (consenso e' irreal,
como disse o Gauss). Mas temos de ter um discurso afinado entre uma
maioria. Afinal, se nao temos, nao teremos forca politica para criar comite
algum.
b)  um estudo estatistico achar a evidencia hard core de que nos temos
massa critica nao atendida pelo comite atual que justifique criar um comite
proprio. Todas as areas tem demanda nao atendida.

Ao contrario do que parece, explicitar as divergencias e' muito util.
Ela permite:
1 - saber se estamos todos falando mais ou menos da mesma coisa.
     O que e' a pesquisa cientifica que esse eventual comite vai considerar?
     Eu ja fiz minhas consideracoes a esse respeito.
     O que e' um programa de pos-grad  de excelencia em estat? Como um comite
     CAPES julgaria os programas da area de estat? Diferente de como e' feito hoje?
     Como seria isso?

2 - se nao estamos falando da mesma coisa, talvez a gente ainda possa convergir.

3 - se existe uma divisao entre nos, quais as alternativas de crescimento e
     convivencia entre os membros da area.

O projeto de criacao de um CA proprio e' uma luta politica dura, longa e
de ganho incerto. Este projeto so vai ter apoiadores reais se eles souberem
o que estao apoiando. Do contrario, a luta esta' perdida desde o inicio.
E se a comunidade nao tem apetite para discutir estas questoes aqui na
ABE-L, ela esta' satisfeita com o status quo, ou e' indiferente ou e' timida demais.
Em qualquer dessas hipoteses, sinceramente, qual a chance de uma proposta
dessas ter sucesso?

Renato