Re: [ABE-L]: UNIFESP - Diadema

O grande erro de outros profissionais ensinarem estatistica e que realmente nao estao concientes da validade ou nao de um metodo estatistico.
Ensinar
Probabilidade
estimaçao
teste
Regressao
Analise de variancia
Teste nao parametrico é o que outros profissionais ensinam e acham que sabem estatística. Mas isso nao e suficiente nem necessário para um bom curso de teoria e métodos estatisticos. Isto é o que ocorre na area Medica (Epidemiologistas ensinando estatística) bem como na engenharia. O Bacharel de estatistica tem sua culpa nisso. Saber pouco da area em que vai trabalhar é um defeito grave nosso.Para isso vejam entrevista recente do Donald Berry (nao me lembro onde) onde ele menciona que o maior elogio que ele recebeu em uma conferencia medica , foi de um medico que disse que se algum familiar tivesse cancer , nao duvidaria em coloca-lo sob os cuidados do Donald Berry. Basilio atpaes Escreveu:

Prof. Carvalho,
Concordo que quem escreveu a ementa não sabe estatística, mas não se pode generalizar. Dou aula de
estatística"nessa" Unifesp, Campus São Paulo e me esforço muito para proporcionar aos alunos, dentro do
possível, um ensino de qualidade. Infelizmente as "receitas de bolo" aparecem em todo lugar, não são
exclusividade da Unifesp.
Um estatístico fará melhor que um engenheiro? Claro que não. Alias um estatístico pode até fazer muito pior que
um engenheiro. O professor de estatística que eu mais admiro e que mais me influenciou é engenheiro. Não
pretendi em meu e-mail fazer um ataque aos graduados em outras áreas que lecionam estatística, mas sim criticar
o veto aos estatísticos. Ângela