sinape

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Leitores da lista:

Penso que todas as sugestões no sentido de melhorar
o Sinape são bem vindas. Na primeira reunião de preparação
do evento, foram discutidas mudanças, mas decidiu-se que não havia
tempo para fazê-lo desta vez. Talvez na Assembléia da ABE, durante
o Sinape, esta discussão possa ser iniciada e levada à frente pela
próxima diretoria e CD.

Concordo com o Marcos sobre o infeliz ditado citado pelo
Basílio. Afinal, quem ensina não sabe o quê? Devo concluir que o
Basilio não sabe(de novo, o quê)?) porque ele ensina?

Sobre Educação Estatística, se o Basílio tivesse ido à ICOTS7,
em Salvador, Julho de 2006, encontraria 500 pessoas, a maioria
de fora do Brasil, que se interessam e trabalham nesta área.
Infelizmente, no Brasil, pouco valor se dá ao ensino, não só
da Estatística. Nos EU, por exemplo, há grande incentivo para
que os docentes ministrem bons cursos, havendo inclusive prêmios
neste sentido. Como corolário, vejam a enorme quantidade de
livros publicados. Contrastando, em nossa área, há uma grande
carência de livros em Português, em todos os níveis. Alguém
já pensou em escrever um texto elementar de estatística para
professores do ensino fundamental e médio, que devem ensinar
estes tópicos a seus alunos? Acho que seria uma excelente
e importante contribuição.

Cordialmente,

Pedro Morettin