Re:[ABE-L]: [ABE-L]: Comentário Infeliz sobre a Estatística

Oras! Mas não devemos levar tão a sério citações de uma reportagem. Afinal, todo mundo sabe que "jornalismo é a ciência de enganar os outros com palavras".

Brincadeira, é claro.

Só tentei criar um paralelo com o jornalismo pra mostrar que o estatístico está longe de ser o único a sofrer esse tipo de preconceito. Tenho um amigo jornalista que, após eu ter explicado (aproximadamente) o que um estatístico faz, concluiu que um estatístico é como um jornalista dos números.

De fato, a estatística tem um lado negro. Muitas é vezes usada para embasar alguma inverdade (todos nós já achamos vários exemplos disso em VEJAs, ÉPOCAs, SUPER-INTERESSANTEs e afins) ou então por governos a fim de ludibriar a população (relação muito bem explorada por George Orwell em seu romance, "1984"). Acho que todos se lembram aqui do referendo do desarmamento: Estatísticas "torturadas" e/ou porcamente coletadas pra tentam "provar por dois mais dois" que seria melhor proibir ou continuar como está.

Contudo, qualquer outra profissão pode ser usada para o mesmo fim. Uma população mal-informada está sujeita a ser enganada por políticos, advogadas, jornalistas, publicitários, gerentes de banco, caixa de supermercado e qualquer outro profissional que se encaixe no seu cotidiano.

O problema do preconceito é maior com a Estatística por duas principais razões:
1) O excesso de estatísticas ruins criadas pela mídia não especializada.
2) O fato de Estatística estar presente em várias áreas do conhecimento humano e, por tanto, mais presente no cotidiano do cidadão. Assim como jornalismo.

Sou aluno de graduação em Estatística na UNICAMP e, no próximo UPA (Unicamp de Portas Abertas), pretendo montar uma palestra intitulada "Como Mentir com Estatística", baseado no livro homônimo de Darrel Huff. Minha intenção é justamente mostrar como é importante saber interpretar estatísticas para não ser enganado e que é preciso muita responsabilidade e ética na hora de se mexer com dados.

Afinal, é como aquela outra frase:
É fácil mentir com estatística, mas é impossível dizer a verdade sem ela.

Ivan Baroni
Estatística Unicamp