dois pontos

Caros Redistas,

Permitam-se tecer dois comentários.

1. O ensino vai mal nos dias de hoje no Brasil não por culpa dos pesquisadores.
O problema é mais complexo e o buraco bem mais em baixo.

2. Não se pode inferir que os jovens de hoje sejam mais talentosos do
àqueles da nossa geração (Zé Carvalho e eu). As facilidades de
hoje são infinitamente melhores e a "produtividade científica"
aparece bem mais rapidamente. Quando fiz meu doutorado (1979-1982),
não havia o Mathematica, Maple, R, etc., e e os cálculos matemáticos
eram feitas no braço ou com ajuda de tabelas agora obsoletas.
Não havia o Abramowitz-Stegun em pdf, os PCs e as facilidades
computacionais rotineitas a qualquer jovem de hoje de 15 anos.
Editar um arquivo era tarefa árdua nas máquinas IBM. Gastei uma
semana em 1982 para fazer (à mão) dois gráficos da tese que
eu hoje faria com perfeição hoje em 1 min.
Publicar em estatística era mais difícil por conta do escassso
número de periódicos!

Em tempo: quanto ao sexo, quando eu era adolescente não havia motéis
(pelo menos em Recife).

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro

Gauss Cordeiro
(http://www.pgbiom.ufrpe.br/docentes/~gauss/)
PhD em Estatística, Imperial College
(1982), MSc em Pesquisa Operacional, UFRJ (1976), Engenheiro
Civil, UFPE (1974) e Bacharel e Licenciado em Matemática, UNICAP (1973)