Re: [ABE-L]: lenha no fogo

Caros,

De fato, a simples constatação de que a técnica de amostragem usada foi a
de "amostragem por quotas" não é suficiente para saber o procedimento de
amostragem como um todo. Porém, é suficiente para saber que o método de
amostragem é não probabilístico - assumo que temos noção das implicações
deste fato em termos de inferência baseada em aleatorização.

Como a legislação vigente requer a divulgação de medidas de precisão das
estimativas, para continuar a usar o método por quotas - ou cotas, é
possível escrever das duas formas - seria preciso recorrer a abordagens
alternativas para estimação de variância - método de replicação de
amostras, ou até mesmo apelar para a abordagem de inferência baseada em
modelos. Se isso fosse praticado, a polêmica seria ?limitada? a uma
discussão mais técnica (na qual eu ainda defenderia o uso de planos
amostrais probabilísticos, mas nesse caso seria outra discussão). As
questões levantadas originalmente pelo Carvalho tem um cunho forte de
ética que não pode ser ignorado.

A ?lenha colocada no fogo? pelo Carlinhos é interessante: será que um
conjunto de números que é apresentado a uma estatístico para análise,
vindo de um experimento, por exemplo, para comparar dois tratamentos, é
suficiente para garantir inferência, não importando a forma como o
experimento foi conduzido?

Abs,

Cristiano