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Seminarios 2008 DE-UFPB



Prezados Colegas,

dando continuidade ao Ciclo de Seminários DE-UFPB, gostaria de informar
que no próximo dia 31/10/2008 (SEXTA-FEIRA), as 10hs no auditório do CCEN,
será apresentado o seminário:

Título: Inteligência para Jogos Eletrônicos

Palestrante: Prof. Dr. Ronei Marcos de Morais (DE/UFPB)

Resumo: O primeiro jogo eletrônico foi patenteado em 1947. A princípio, os
jogos eletrônicos apenas proporcionavam diversão aos seus jogadores.
Recentemente, os jogos eletrônicos passaram para um novo estágio com os
jogos educacionais e os chamados "serious games", utilizados por empresas
para treinamento, nos quais várias situações podem ser simuladas. O
desenvolvimento dos jogos inteligentes veio com a necessidade de que o
jogador tivesse um oponente com capacidades mínimas de desafiar a
inteligência do jogador e que o jogo não repetisse situações previamente
programadas. A inteligênca para jogos pode ser baseada apenas em simples
máquinas de estados finitos ou em sistemas especialistas (clássicos ou
"fuzzy") ou ainda em sistemas conexionistas (redes neurais ou redes
bayesianas) e ambos permitem o controle de baixo ou alto nível do jogo.
Nos controles de alto nível, ou seja, o controle da inteligência do jogo,
os sistemas especialistas e conexionistas são os mais usados. Já as
máquinas de estados finitos, são utilizadas para o controle baixo nível do
jogo, ou seja, o controle individual dos personagens. Exemplos de jogos
são apresentados, bem como os seus tipos e a inteligência neles contidos.
Também são apresentados jogos educacionais desenvolvidos no LabTEVE.

Att,
-- 
Eufrasio de A. Lima Neto
Professor Depto Estatistica - UFPB
eufrasio@de.ufpb.br