Entusiasta de Análise Multivariada

Caros Redistas,

Tendo sido homenageado no último encontro de Pesquisa Operacional em João Pessoa
e por ser um grande entusiasta da análise multivariada, resolvi escrever
umas poucas linhas na rede sobre o meu ex-professor João Lizardo Rodrigues de
Araújo, que faleceu em 2 de agosto passado.

João Lizardo, apesar de não ser muito conhecido na comunidade estatística - por
conta de não participar dos eventos próprios desta área-, tinha um grande interesse
em métodos estatísticos, sendo um entusiasta de análise multivariada.

Ele participava sempre dos eventos de pesquisa operacional e economia, e de uns tempos
para cá, muito mais em eventos ligados à área de energia. Fui seu aluno em duas
disciplinas de doutorado na COPPE (programação heurística e análise multivariada),
no segundo semestre de 1976. Em ambas as disciplinas, como tinham muito
poucos alunos, ele solicitava que cada aluno apresentasse
pelo menos quatro seminários. Aprendi os algoritmos de análise fatorial
nestes seminários. À época eu estava em dúvida se continuava o doutorado na
Engenharia de Produção da COPPE ou se ia para o exterior, e o João Lizardo me
incentivou a ir para fora.

Lizardo era natural de Manaus, engenheiro eletrônico pelo ITA (1964) e doutor
em Matemática Aplicada pela Universidade de Toulouse (1968). Ele foi diretor
geral do CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica), publicou vários artigos
e orientou inúmeros mestres e doutores. A última vez que o encontrei foi num
evento de Econometria em Belém, onde fomos a um restaurante à beira do rio.
Era uma pessoa muito humana no sentido amplo do termo!

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro