3ª edição – lançamento em Dez/08
Autor: Gilson Luiz Volpato
ISBN: 978-85-98605-60-9
Editora: Cultura Acadêmica, São Paulo, SP - Gráfica: RR Donnelley
Páginas: 125
Livraria Best Writing

SUMÁRIO

Prefácio à Terceira Edição, 7
Capítulo I – Bases Teóricas para Publicação, 13
I-1 Por que devo publicar?, 13
I-2 O que publicamos?, 17
I-3 O que caracteriza uma revista científica?, 18
I-4 Como surgiram as revistas científicas?, 20
I-5 O que de fundamental mudou no conceito de publicação científica?, 21
I-6 Quais os principais tipos de publicações científicas?, 25
I-7 Devo preferir um periódico online?, 30
I-8 O que é um manuscrito?, 31
I-9 O que são ISI, Web of Science, JCR e Scopus?, 32

Capítulo II – O Processo de Publicação, 37
II-1 Como é o processo de publicação?, 37
II-2 O artigo publicado é perene?, 43
II-3 Como submeter o manuscrito científico?, 44
II-4 Posso publicar um artigo mais de uma vez?, 49
II-5 Minha pesquisa é nacional... devo publicá-la em periódico
internacional?, 49
II-6 O que é avaliado num manuscrito?, 51
II-7 Há discriminação no julgamento de manuscritos científicos
para publicação?, 56
II-8 Como melhorar o processo de peer review?, 58
II-9 Quanto tempo demora para se publicar um artigo?, 65
II-10 O que fazer quando o manuscrito é negado?, 67
II-11 Como os autores podem ajudar as revistas nacionais?, 67
II-12 Como as revistas podem ajudar os cientistas?, 68

Capítulo III – Avaliação da Qualidade Científica, 71
III-1 Quais os efeitos da globalização na publicação nacional?, 71
III-2 Como avaliar a qualidade científica de um pesquisador?, 74
III-3 Quais as principais restrições aos índices de avaliação da
qualidade científica?, 85
III-4 Como está a avaliação da publicação científica no Brasil?, 88
III-5 Qual a tendência na avaliação da publicação científica?, 94

Capítulo IV – Como Publicar, 97
IV-1 Como o medo atrapalha?, 97
IV-2 Falta tempo para escrever o manuscrito?, 98
IV-3 Quais os passos para publicação?, 101
IV-4 Como saber se já tenho um artigo?, 103
IV-5 Em qual revista publicar?, 104
IV-6 Como definir as autorias de um artigo científico?, 105
IV-7 Em qual idioma publicar?, 109
IV-8 Quais as principais causas de rejeição de artigos científicos?, 113
IV-9 Como aprender a publicar em periódicos de alto impacto internacional?, 119
IV-10 Check list para publicação, 121

Capítulo V – Obras Citadas, 123
--
Alejandro C. Frery
Maceió, AL - Brazil

Rita Rudner  - "When I eventually met Mr. Right I had no idea that his
first name was Always."