Lista de Produtividade de Pesquisa

Caros Redistas,

A ampliaÃÃo do nÃmero de bolsas de produtividade de pesquisa do CNPq de 55% desde

2003 e de 18% em relaÃÃo ao ano passado, Ã um Ãtimo indicativo que esse ÃrgÃo deseja

atender no longo prazo a grande demanda qualificada existente.

Entretanto, entendo que existem algumas Ãreas - como probabilidade e estatÃstica -,

infelizmente sà conheÃo bem essas, em que a velocidade dos aumentos deveria ser

muito maior. Alguns comentÃrios pertinentes a esssa questÃo estÃo no meu artigo publicado

no Ãltimo Boletim da ABE.

Dei uma olhada na lista total recÃm divulgada e em todos as bolsas existentes de

pesquisa nessas duas Ãreas (incluindo aqueles de outras CAs), e continuo notando que

temos vÃrios pesquisadores extremamente ativos e importantes para o desenvolvimento da

probabilidade e estatÃstica no PaÃs que nÃo estÃo no sistema de bolsas do CNPq . Claro que o

CA-MA tem uma cota anual que deve ser respeitada e os pontos aqui pertinentes

terÃo que ser tratados (por quem?) nas esferas superiores. Um limite inferior

(meu) para o total de bolsas das nossas Ãreas no CA-ME seria 70.

Bom final de semana para todos.

Cordiais SaudaÃÃes,

Gauss Cordeiro

"Amar à encontrar na felicidade de